TV 3.0, ou TV do futuro, virá ao Brasil: o que muda na prática?

Além da qualidade técnica e de elementos imersivos durante a experiência audiovisual, a TV 3.0 deverá apostar na combinação com a internet.

A tecnologia 3.0 poderá vir ao Brasil em breve. Grupo de trabalho organizado pela Câmara dos Deputados já está discutindo a regulamentação da nova forma de TV, popularmente conhecida como "TV do futuro". Mas você sabe o que pode mudar na prática?

continua depois da publicidade

A ideia é de que a qualidade seja quatro vezes superior quando comparamos com a tecnologia em HD. Aliás, a promessa também é de revolucionar a experiência com o som, tornando os elementos de áudio mais imersivos como os que percebemos na tela dos cinemas.

Mas um dos grandes diferenciais serão a combinação da TV com a internet. Até porque será possível acessar aplicativos, impulsionando o acesso a serviços e, também, comércio eletrônico. Você confere mais detalhes sobre o assunto no decorrer de nossa matéria.

Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos aqui em nosso site. Além de tecnologia e economia, também cobrimos pautas voltadas aos concurseiros, como dicas de estudo, notícias de concursos abertos, simulados gratuitos e muito mais.

continua depois da publicidade
Leia também

O que pode mudar no país com a vinda da TV 3.0?

Além da qualidade técnica mais bem apurada e de elementos imersivos durante a experiência audiovisual, a TV 3.0 deverá apostar na combinação com a internet para garantir mais tecnologia para os telespectadores. A ideia também é de fornecer conteúdos individualizados.

Como assim? Ainda em discussão, a "TV do futuro" pode conceder conteúdos específicos para determinadas regiões ou grupos de pessoas. O grupo de trabalho marcou uma nova reunião para deliberar sobre as regras da tecnologia - e outras devem ser feitas durante o ano de 2024.

continua depois da publicidade

Mas um ponto principal deverá mudar na prática, considerando o contexto de todos os brasileiros. Caso a tecnologia seja realmente regulamentada e entre em vigor no país, será necessário trocar os atuais aparelhos de TV para usufruir de todas as novas funcionalidades.

Confira outras alterações previstas com a TV 3.0 no Brasil:

  • Resolução provavelmente pasará a ser de 4K/8K;
  • Áudio imersivo e parecido com o cinema (tecnologia no formato de 3D);
  • Suporte para transmissões via streaming a partir da banda larga.

Quando a tecnologia chega ao Brasil?

No momento, grupo de estudo formado pelo Ministério das Comunicações e outras entidades estão analisando as regras oficiais para que a tecnologia entre em vigor no país. Nova reunião está programada para os próximos dias, trazendo possíveis evoluções associadas ao tema.

continua depois da publicidade

De qualquer maneira, exite um prazo previsto para o fim dos debates. O grupo de trabalho terá até dezembro de 2024 para apresentar suas conclusões a respeito da TV 3.0, conforme informou a Agência Câmara de Notícias.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade