Comissão da Câmara aprova isenção de IR para este grupo

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados pretende isentar o Imposto de Renda de determinados trabalhadores. Saiba mais na matéria.

Projeto legislativo que isenta o Imposto de Renda para determinados trabalhadores foi aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados. A proposta já havia recebido o aval positivo do Senado Federal em tramitações anteriores e, agora, teve mais um avanço.

continua depois da publicidade

O relator da medida, deputado Luiz Carlos Motta (PL-SP), recomendou a aprovação do texto em sua íntegra. “É preciso conferir a maior efetividade possível à participação nos lucros das empresas, um direito dos trabalhadores consagrado na Constituição”, argumentou.

Você confere mais detalhes a respeito do assunto no decorrer da matéria. Lembrando que o projeto ainda não foi sancionado pela presidência da República. Será necessário passar por outras comissões da Câmara, além do Plenário, para ser encaminhado ao governo federal.

Aproveite a visita e não se esqueça de conferir outros conteúdos que publicamos em nosso site - um deles pode ter sido feito especialmente para você. Além de pautas sobre economia, também cobrimos temas de ciência, educação, dicas de estudo e concursos públicos.

continua depois da publicidade
Leia também

Ah, e você sabia que nós temos uma seção exclusiva de simulados gratuitos? Isso mesmo. Você consegue de preparar com milhares de questões que já caíram em provas anteriores de concursos. E o melhor: sem pagar absolutamente nada por isso.

Quem poderá ter direito à isenção do Imposto de Renda?

A proposta em tramitação na Câmara dos Deputados, com nº 581/19, pretende isentar o Imposto de Renda dos trabalhadores no caso de lucros ou resultados da empresa. Com isso, o objetivo é de alterar a Lei que regulamenta o assunto no Brasil.

continua depois da publicidade

Caso o projeto seja aprovado em Plenário da Casa Legislativa e sancionado pela presidência da República, os empregados terão o mesmo tratamento fiscal conferido a sócios e acionistas no momento em que ocorre a distribuição de lucros e dividendos.

“A mudança proposta dará tratamento equitativo na tributação sobre as parcelas de lucro apropriadas pelo capitalista e pelo trabalhador”, afirmou o autor do projeto e ex-senador Alvaro Dias (PR), conforme noticiou a Agência Câmara.

Lembrando que o PL já foi aprovado na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados e, agora, seguirá para outras deliberações na Casa Legislativa. Em linhas gerais, a proposta ainda terá que passar pelas comissões de:

  • Finanças e Tributação; e
  • de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Feito isso, haverá votação em Plenário da Câmara dos Deputados e, no caso de aprovação da proposta, os parlamentares devem encaminhá-la para sanção ou veto presidencial.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade