O próximo e último feriado nacional de 2023 ocorre para celebrar o Natal (25/12), que cairá numa segunda-feira. Isso abre margem para os brasileiros já pensarem nas folgas que estão previstas no ano que vem, já que viagens prolongadas exigem antecedência e reservas.
Vários deles vão cair em finais de semana, a exemplo da Independência do Brasil (7/7) e Dia da Nossa Senhora Aparecida (12/8). Mas o primeiro, que inaugura o calendário oficial de feriados no país, será prolongado por cair numa segunda-feira (1º/1).
Para que você consiga se organizar de maneira antecipada, trouxemos a lista com todas folgas previstas que não vão cair em finais de semana. Assim, é possível ter uma noção geral para marcar aquela viagem que estava programada há algum tempo.
Os concurseiros de plantão, por sua vez, geralmente costumam planejar seus cronogramas de estudo com certa antecedência – e saber quando haverá feriado é importante para deixar a tabela bem detalhada, por exemplo.
Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de conferir outros conteúdos que já publicamos em nosso site. Temos de tudo um pouco para que sua preparação para concursos públicos seja a mais assertiva possível. Estamos aqui para facilitar seu caminho rumo à aprovação.
Lista de feriados nacionais que não caem em finais de semana
Dentre a lista, podemos destacar o Dia da Confraternização Mundial (1º/1) e Dia do Trabalho (1º/5). Confira todas as datas logo abaixo:
- Ano Novo (Confraternização Universal): 1º de janeiro. Cai numa segunda-feira;
- Sexta-feira Santa (Dia da Paixão de Cristo): 29 de março. Cai numa sexta-feira;
- Dia do Trabalho: 1º de maio. Cai numa quarta-feira;
- Proclamação da República: 15 de novembro. Cai numa sexta-feira;
- Natal: 25 de dezembro. Cai numa quarta-feira.
Ou seja, somente cinco feriados nacionais devem representar folgas para trabalhadores da iniciativa privada, além de servidores públicos.
Demais feriados de 2024
Agora, você confere os feriados nacionais que caem em finais de semana. A lista também contempla cinco datas específicas:
- Páscoa: 31 de março. Cai num domingo;
- Tiradentes: 21 de abril. Cai num domingo;
- Independência do Brasil: 7 de setembro. Cai num sábado;
- Nossa Senhora Aparecida: 12 de outubro. Cai num sábado;
- Finados: 2 de novembro. Cai num sábado.
Lembrando que Corpus Christi, celebrado em 30 de maio, não é considerado como um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo. Ou seja, cabe aos empregadores ou órgãos públicos decidirem pela folga ou manutenção do expediente na data em específico.
O calendário oficial com os feriados no país deve ser liberado pelo governo federal no final deste ano ou no início de 2024.