1ª parcela do 13º salário deve ser paga até este mês; veja prazo oficial

De acordo com as regras do 13º salário, a primeira parcela deve ser paga até o final do mês de novembro. Confira calendário completo da gratificação.

Com a possibilidade de ser pago em duas parcelas ou cota única, o 13º salário é um benefício destinado aos trabalhadores formais da iniciativa privada e servidores públicos do país que exerceram suas funções por, pelo menos, 15 dias ao considerar o ano de referência.

continua depois da publicidade

Aposentados e pensionistas também recebem a gratificação natalina, mas, como o valor foi antecipado durante o primeiro semestre do ano, não haverá novo lote de pagamentos para estes grupos em 2023. Vale ressaltar que a primeira parcela geralmente não vem com descontos.

Por outro lado, há tributação relacionada com o FGTS, Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) e INSS na segunda rodada do 13º salário. Você confere, em nossa matéria, qual é o prazo limite para que todos os valores sejam depositados para os trabalhadores e servidores.

Leia também

Aproveite a visita em nosso site e não se esqueça de conferir conteúdos que já publicamos. Temos de tudo um pouco porque os concurseiros se mantenham constantemente atualizados. Além de dicas de estudo, você encontra pautas sobre economia, tecnologia, ciência e muito mais.

continua depois da publicidade

Isso sem contar nos simulados gratuitos que você pode acessar a qualquer momento por meio de nossa página exclusiva. São milhares de questões que já caíram em provas anteriores de concursos públicos, sendo possível filtrá-las por cargos ou disciplinas específicas.

Como calcular o valor do 13º salário em 2023?

Para saber qual será o valor do seu 13º salário neste ano, será preciso efetuar alguns cálculos simples. Olha só: em primeiro lugar, use o salário que você recebeu em outubro como referência. Após, divida-o por 12 e multiplique pela quantidade de meses trabalhados em 2023.

Você pode usar a seguinte fórmula para facilitar os seus cálculos:

  • (Salário-base recebido no último mês / 12) x meses trabalhados durante o ano de 2023.

Vamos fazer uma simulação: seu salário foi de R$ 2.500,00 neste ano, considerando que você trabalhou na empresa ao longo de 7 meses de 2023. O cálculo será feito da seguinte maneira: 2.500 / 12) x 7 = R$ 1.458,33.

continua depois da publicidade

Lembrando que, na primeira parcela, não há descontos do FGTS, INSS e Imposto de Renda, diferentemente do que ocorre na segunda rodada. Caso você tenha trabalhado durante todos os meses do ano, não há a necessidade de fazer cálculos específicos.

Até porque o valor corresponderá ao salário-base atualizado com os descontos pertinentes.

Calendário de pagamentos da gratificação natalina

De acordo com as regras do 13º salário, a primeira parcela deve ser paga até o final do mês de novembro. Já a segunda rodada, por sua vez, precisa ser depositada aos trabalhadores até 20/12 de todo ano. Confira, então, como fica o calendário de pagamentos neste ano:

  • 1ª parcela do 13º salário: até 30/11;
  • 2ª parcela: até 20/12;
  • No caso de parcela única, os empregadores devem depositar o valor até 30/11.
Leia também

Concursos em sua
cidade