INSS: novo limite de juros do consignado entra em vigor

O limite da taxa de juros do consignado do INSS foi reduzido após o Banco Central ter cortado a Selic para 12,75% ao ano. Saiba mais.

O governo federal anunciou um novo limite de juros para o crédito consignado obtido pelos aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional de Seguro Social). Dessa maneira, a mudança passa a valer nesta segunda, 23/10, e todos os bancos precisam seguir o protocolo.

continua depois da publicidade

Lembrando que a modalidade de empréstimo tem caráter pessoal, sendo que o desconto é feito diretamente na folha de pagamento dos segurados. Antes de tomar o crédito, é importante avaliar qual é a taxa de juros e planejar suas finanças para evitar problemas na renda.

Em nossa matéria, você confere as regras atuais do consignado para o INSS, além do novo limite de juros definido pelo governo federal. Compartilhe o conteúdo com amigos e familiares para que todos fiquem cientes sobre as novidades da modalidade de empréstimo.

Regras sobre o crédito consignado do INSS

Leia também

De acordo com as regras do consignado, os segurados podem tomar crédito que represente até 45% de suas rendas, sendo: 35% para o empréstimo em si; 5% referente ao cartão de crédito; e 5% para o próprio cartão do benefício correspondente do INSS.

continua depois da publicidade

Vale reforçar, inclusive, que o limite de parcelas do consignado é de 84 meses. As médias das taxas de juros podem ser verificadas diretamente pelo site “Meu INSS” ou aplicativo, que está disponível para celulares com sistemas Android e iOS.

Para solicitar o empréstimo, os segurados devem acessar a mesma plataforma a partir do seguinte passo a passo:

  • Entre no Meu INSS com as informações de login do GOV.BR;
  • Vá em “Novo Pedido” e procure por “bloquear/desbloquear benefício para empréstimo consignado”;
  • Selecione “desbloquear”, leia todo o regulamento do crédito e, depois, clique em avançar;
  • Será necessário enviar alguns documentos específicos para finalizar o procedimento;
  • Feito todos os passos do pedido, será preciso esperar, em média, 30 dias corridos para análise e liberação do consignado.

Qual é o novo limite da taxa de juros?

O limite da taxa de juros do consignado foi reduzido de 1,97% para 1,84% ao mês após o Banco Central ter cortado a Selic para 12,75% ao ano. Todas as instituições bancárias precisam cumprir a nova determinação, que passou a valer nesta segunda-feira, dia 23/10.

continua depois da publicidade

Lembre-se que, antes de contrair um empréstimo, é necessário levar em conta a real necessidade de aderir ao consignado. O segurado também precisa verificar as suas finanças para que o crédito não represente um problema na hora de acertar as dívidas mensais.

Leia todo o regulamento do consignado pelo site do “Meu INSS” antes de realizar o pedido. Assim, você entenderá as condições e o que é importante considerar na hora de contrair o crédito. O número de parcelas do consignado varia de contexto para contexto.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade