Semana de 4 dias úteis pode entrar em pauta no Brasil

Ministro do Trabalho e Emprego demonstrou interesse na medida. Testes com 20 empresas serão feitos a partir de novembro.

A redução dos dias úteis de trabalho ganhou força em alguns países ao redor do mundo. Um grande exemplo disso é o Reino Unido. Durante seis meses de testes por meio de um programa-piloto, 61 empresas adotaram a semana de 4 dias com mais de 3,3 mil funcionários.

continua depois da publicidade

Na época, o estudo pretendia avaliar os efeitos da medida na produtividade e bem-estar dos trabalhadores. Os resultados positivos levaram as companhias a estenderem a iniciativa durante mais tempo e algumas planejam até mesmo adotar a nova jornada de forma definitiva.

Anos antes, a Islândia também realizou um projeto parecido que obteve sucesso entre 2015 e 2019. Diversas empresas reduziram a semana de trabalho para 35/36 horas. Isso sem alterar a remuneração dos colaboradores. O experimento foi realizado com 2.500 funcionários.

A partir dos resultados, os pesquisadores perceberam que houve menos estresse durante o trabalho, ocasionando em mais felicidade nas vidas pessoal e profissional. O formato do estudo inspirou outras nações a fazerem o mesmo.

continua depois da publicidade
Leia também

E no Brasil? Existe algum projeto que prevê jornada de 4 dias úteis? O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, informou o seu posicionamento durante debate a respeito do assunto na segunda-feira, dia 9/10. Saiba mais detalhes no decorrer da matéria.

Semana de 4 dias úteis no Brasil

Em audiência na Comissão dos Direitos Humanos do Senado Federal, Marinho demonstrou o seu apoio para implementar a redução das jornadas no país sem prejuízo nos salários. O ministro chegou até a sugerir para as centrais sindicais levem o assunto ao Congresso Nacional.

continua depois da publicidade

“Portanto, é preciso se movimentar em relação a isso para que o Congresso possa refletir, avaliar e tomar a decisão se é hora, se é momento de fazer uma nova regulagem de jornada”, argumentou durante audiência realizada na segunda-feira, dia 9/10.

O ministro também disse que ainda não entrou em contato com a presidência da República para discutir a respeito do tema. Por outro lado, Marinho acredita que Lula seria favorável em levar a pauta da jornada reduzida para o Legislativo.

Para reforçar o posicionamento, o ministro explicou que já existem inúmeros projetos e experimentos avançados sobre a medida ao redor do mundo. Ele também disse que algumas empresas nacionais farão testes com seus funcionários a partir do mês de novembro de 2023.

continua depois da publicidade

Testes começam em novembro

A Reconnect Happiness at Work pretende implementar o projeto-piloto com a semana de 4 dias úteis em novembro, mesmo que a discussão e os preparativos já tenham começado em meses anteriores. Em linhas gerais, a ideia é trabalhar com a seguinte premissa:

  • 100% do salário com 80% de tempo gasto e, ao mesmo tempo, 100% de produtividade.

O novo modelo será testado de três maneiras diferentes: excluir a segunda-feira dentre a lista de dias úteis; retirar a sexta-feira; ou reduzir a carga diária de trabalho e manter todos os dias úteis da forma como conhecemos.

Cerca de 20 empresas foram selecionadas para participar do experimento, que deve ocorrer até o ano que vem.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade