Exame psicotécnico eliminatório em concursos pode acabar?

Nova proposta legislativa prevê que os exames apenas componham a pasta dos servidores que forem aprovados e empossados. Saiba mais.

Em tramitação pela Câmara dos Deputados, novo projeto de lei pretende realizar algumas mudanças nas regras de concursos federais. A ideia é de que exames psicotécnicos não sirvam mais como critério de exclusão aos candidatos que já foram aprovados nas provas dos certames.

continua depois da publicidade

A proposta já está em caráter conclusivo e será analisada pelas comissões de: Administração e Serviço Público; e de Constituição e Justiça e de Cidadania. Caso tenha aval positivo dos parlamentares, a matéria será encaminhada para deliberações junto ao Senado Federal.

Somente a partir daí é que o projeto poderá ser enviado à presidência da República, no sentido de avaliar a possibilidade da sanção para o texto se tornar lei no país. Vamos te explicar mais detalhes sobre o novo PL no decorrer de nossa matéria.

Compartilhe com amigos e familiares que prestam concursos públicos no Brasil e ainda não sabem os detalhes das novas regras que podem ser aprovadas. Não se esqueça de conferir mais conteúdos que já foram publicados em nosso site.

continua depois da publicidade
Leia também

Além de informar sobre os concursos que foram abertos no país, também publicamos artigos com dicas de estudo, técnicas de aprendizagem, temas de conhecimentos gerais, novas regras que podem entrar em vigor e muito mais.

Inclusive, temos uma seção exclusiva de simulados gratuitos para que você possa testar seus conhecimentos rumo à aprovação. São milhares de questões que já caíram em provas de certames espalhados por todo o país. Lembre-se que a chave da aprovação é a antecedência.

continua depois da publicidade

Exames psicotécnicos podem deixar de ser eliminatórios em concursos federais

O projeto de lei com nº 2677/2023 foi criado pelo deputado Paulo Fernando (DF). Segundo o teor da matéria, o objetivo é de que os exames psicotécnicos deixem de ser eliminatórios aos candidatos que já foram aprovados em provas objetivas, discursivas e práticas, por exemplo.

“Os psicotécnicos causam insegurança nos candidatos, pela ameaça de serem desclassificados em um exame que depende de vários outros fatores e ignoram a saúde física e mental”, disse o autor da proposta para a Agência Câmara de Notícias.

A proposta prevê que os exames apenas componham a pasta dos servidores que forem aprovados e empossados. Além do mais, o projeto também pretende proibir realizações de etapas em concursos federais que não permitam sigilo dos candidatos.

As únicas exceções, neste caso, dizem respeito aos exames psicotécnicas e as provas práticas. A proposta ainda será deliberada por algumas comissões da Câmara antes de ser encaminhada ao Senado Federal. Por isso, ainda não há prazo previsto para aprovação da medida.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade