Horário de Verão: Minas e Energia divulga parecer sobre o retorno

Para emitir o parecer, a pasta avaliou o status dos reservadores hidrelétricos, além da oferta de fontes renováveis de energia.

A área técnica do Ministério de Minas e Energia estava analisando a possibilidade de retorno do Horário de Verão no país. A pasta divulgou o seu parecer nesta quinta, 21/9, após estudos preliminares a respeito da situação atual dos reservatórios de água, além de fontes renováveis.

continua depois da publicidade

Até porque o principal objetivo do Horário de Verão é o de otimizar o aproveitamento da luz natural em relação à artificial, o que reduz o consumo no Brasil. A medida havia sido suspensa em 2019 por ter "perdido a razão de ser aplicado" depois de estudos no setor elétrico.

Dentre as justificativas, o governo da época explicou que o pico de consumo de energia mudou a partir de novos padrões do consumo, além de avanços da tecnologia no país. O Horário de Verão, que adianta os relógios em uma hora, deixou de ser aplicado desde então.

Em nossa matéria, você confere mais detalhes sobre o parecer do Ministério de Minas e Energia quanto à retomada da medida. Compartilhe o artigo com amigos e familiares para que todos entendam se existe a possibilidade do retorno da iniciativa no Brasil.

continua depois da publicidade
Leia também

Ah, e não se esqueça de conferir mais conteúdos que já foram publicados em nosso site. Temos o principal intuito de manter os concurseiros atualizados sobre temas relacionados ao Brasil e o mundo, além de ajudar na preparação para concursos com dicas e simulados gratuitos.

Horário de Verão volta neste ano?

Segundo estudos elaborados pela equipe técnica da pasta, não há necessidade de retorno do Horário de Verão. O Ministério de Minas e Energia informou que a situação atual dos reservatórios é o suficiente para manter o fornecimento pleno de eletricidade.

continua depois da publicidade

Além disso, a oferta de fontes renováveis também foi considerada como suficiente. Vale lembrar, no entanto, que a decisão não cabe à pasta. Ainda é necessário esperar pela decisão oficial do governo brasileiro a respeito do tema.

Por outro lado, o parecer da pasta já dá um norte sobre o que podemos esperar sobre a possibilidade de retomada da medida. Lembrando que, no início do ano, diversas entidades ligadas aos setores de turismo, hospedagem e gastronomia pediram o retorno do Horário de Verão.

A solicitação foi realizada a partir de dois ofícios, que foram encaminhados aos ministérios de Meio Ambiente e Minas e Energia. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva chegou a abrir uma enquente para consultar a opinião pública, que se mostrou favorável à retomada.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade