Código de Trânsito Brasileiro pode mudar neste ano: veja regras previstas

Uma das novas regras está ligada com a suspensão do registro de veículos no país. Confira a proposta e sua tramitação no Congresso.

Novo projeto legislativo, que já foi aprovado na Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, pretende alterar algumas regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). Uma delas diz respeito à suspensão do registro de veículos.

continua depois da publicidade

Tramitando em caráter conclusivo, a proposta ainda deverá passar pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania antes de ser encaminhada ao Senado Federal. O texto seguirá para sanção presidencial somente com o sinal positivo de ambas as Casas Legislativas.

Em nossa matéria, você confere as novas regras previstas no projeto de lei e o que pode mudar no Código de Trânsito Brasileiro. Envie o conteúdo para pessoas que precisam conhecer esta nova proposta do Congresso Nacional para se manterem atualizadas.

Ah, e não se esqueça de navegar em outros textos de nosso site. Temos o intuito de publicar informações de qualidade e bem apuradas para todos, especialmente no sentido de ajudar os concurseiros sobre tópicos relacionados a atualidades e conhecimentos gerais.

continua depois da publicidade
Leia também

Inclusive, temos uma seção exclusiva com simulados gratuitos para testar os conhecimentos adquiridos durante a preparação para provas. É possível, então, sair na frente da concorrência ao revisar o conteúdo com a antecedência que você realmente precisa.

O que pode mudar no Código de Trânsito Brasileiro?

De acordo com o novo projeto de lei, o intuito é de estabelecer a hipótese para a suspensão do registro de veículos. Carros enquadrados nesta condição, por sua vez, não poderão ser licenciados e nem conduzidos nas ruas. No entanto, existiria a possibilidade de transferência.

continua depois da publicidade

A matéria foi aprovada em comissão da Câmara como substitutivo à proposta antiga, no sentido de unificar os novos dispositivos previstos para o Código de Trânsito Brasileiro.

Ainda conforme as regras, motoristas sofrerão penalidades se forem pegos dirigindo carro com registro suspenso. A infração será considerada como gravíssima e haverá a necessidade de quitar uma multa correspondente.

Além disso, o veículo seria recolhido, sendo necessária a regularização dele para o motorista recuperá-lo. O autor do substitutivo, deputado Mauricio Marcon (Podemos-RS), informou que o novo mecanismo abre margem para possibilidades no CTB.

continua depois da publicidade

De acordo com ele, os donos dos automóveis poderão informar ao Estado que não pretendem circular com os veículos. Isso afastaria a cobrança de taxas e obrigações, o que manteria o direito à propriedade do bem.

Vale ressaltar que o texto ainda precisa passar por mais uma comissão da Câmara antes de ser encaminhada ao Senado Federal. Feitas as tramitações necessárias, a proposta deverá ser enviada diretamente à Presidência da República para decidir sobre a sanção das regras.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade