Nesta segunda-feira (31), a Receita Federal realizará o pagamento do terceiro lote da restituição do Imposto de Renda, contemplando 5,6 milhões de contribuintes. Essa nova leva terá o pagamento com o valor já corrigido pela taxa Selic. Vale ressaltar que, neste ano, um novo recorde de entrega foi batido, totalizando cerca de 41,1 milhões de declarações entregues.
De acordo com os dados divulgados pela Receita Federal, cerca de 60% das declarações enviadas têm direito à restituição. Por outro lado, 19,83% de pessoas terão tributo a pagar, enquanto 19,57% não receberão e nem pagarão algum valor.
Restituição do Imposto de Renda: 3º lote terá correção
A o valor referente ao lote atual será acrescido de juros conforme a taxa Selic. De acordo com a Receita Federal, a correção é de 2,07%. Os contribuintes já podem verificar se terão direito ao pagamento do 3º lote da restituição do IR, que será realizado no próximo dia 31 de julho.
Para tanto, basta acessar o site de consulta e seguir o passo a passo:
- Preencha o CPF e data de nascimento;
- Informe o ano de exercício (no caso, 2023) da declaração de imposto de renda;
- Marque a caixa de verificação “sou humano”.
Se preferirem, os contribuintes têm a opção de utilizar o aplicativo “Meu Imposto de Renda” para realizar essa consulta. O app está disponível para dispositivos Android no Google Play Store e para dispositivos iPhone na App Store.
Pagamento será realizado em conta
Ao preencher sua declaração do imposto de renda, o contribuinte já deixa explícita qual a conta bancária em que deseja receber a restituição do Imposto de Renda. É por meio dessa conta que o valor será depositado.
No entanto, caso você perceba que o crédito não foi realizado dentro do prazo esperado, saiba que é possível reagendar o pagamento através dos canais de atendimento disponibilizados pelo Banco do Brasil:
- Via internet, no Portal BB;
- Pela Central de Relacionamento BB pelos números 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (telefone especial exclusivo para deficientes auditivos).
Quem optou por informar a chave Pix do tipo CPF terá prioridade no pagamento da restituição do Imposto de Renda. O mesmo vale para aqueles que utilizaram a declaração pré-preenchida, devendo ser respeitadas as outras prioridades legais.
De acordo com a Receita Federal, o pagamento será mais rápido para quem informou o Pix, uma vez que muitos contribuintes costumam informar incorretamente o número de sua conta-corrente.
Vale destacar que, neste ano, a única chave aceita foi o CPF. Ou seja, não foi possível utilizar chaves aleatórias, de e-mail ou telefone para receber a restituição do Imposto de Renda.
Quem vai receber a restituição no 3º lote?
O novo pagamento referente ao exercício de 2023 será feito aos seguintes contribuintes:
- Idosos acima de 80 anos;
- Contribuintes entre 60 e 79 anos;
- Contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou moléstia grave;
- Contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério;
- Contribuintes que receberam prioridade por terem utilizado a pré-preenchida ou optado por receber via Pix;
- Contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 23 de março.
O 3º lote da restituição do Imposto de Renda será pago no dia 31 de julho de 2023. O pagamento do 4º lote está previsto para ocorrer no dia 31 de agosto de 2023, enquanto o 5º e último lote será pago no dia 29 de setembro de 2023.