A Procuradoria Geral do Município (PGM) do Rio de Janeiro inicia um banco de currículos na instituição para contratação de estagiários. Com exceção do estágio forense, destinado a quem está em andamento com o curso de Direito e só ingressam por meio de concurso público, as inscrições serão aceitas por e-mail e estudantes de diferentes áreas de graduação podem participar.
Além disso, também é possível, por meio do Programa de Estágio da Prefeitura do Rio de Janeiro, cadastrar as informações dos estudantes matriculados e com frequência efetiva em cursos regulares de educação profissional técnica de nível médio e de nível superior.
Procuradoria municipal do Rio de Janeiro: banco de estágio
A Procuradoria do Município do Rio de Janeiro divulgou oportunidades para estagiários por meio de cadastro em banco de currículos. De acordo com informativo enviado à redação do Concursos no Brasil, a pasta prevê abertura de vagas para estudantes dos seguintes cursos:
- Engenharia;
- Administração;
- Arquitetura;
- Tecnologia da Informação;
- Comunicação Social;
- Biblioteconomia;
- Arquivologia.
Para participar da seleção, realizando inicialmente a inscrição, será preciso estar cursando a partir do 5º período da faculdade e ter disponibilidade para o cumprimento presencial de carga horária de 30 horas por semana.
Se for o seu caso, envie o currículo atualizado para o endereço de e-mail: programaestagio_pgm@rio.rj.gov.br. Faça esse documento com bastante atenção, pois será o seu primeiro contato com a pasta que irá selecionar o profissional. Veja aqui como fazer o seu currículo.
A PGM do Rio de Janeiro não informou como será composta a seleção dos estudantes inscritos, mas é possível que compreenda análise curricular e/ou entrevistas.
Programa de Estágio da Prefeitura do Rio de Janeiro
Outra opção para os estudantes é o Programa de Estágio da Prefeitura do Rio de Janeiro, que é destinado àqueles com matrícula ativa em instituições ensino parceiras do setor público, desde que possua frequência efetiva em cursos regulares de educação profissional técnica de nível médio ou superior.
Com isso, o programa de estágio é destinado aos estudantes matriculados:
- nos últimos dois anos da educação profissional técnica de nível médio; ou
- num dos quatro últimos períodos semestrais de cursos de nível superior, atingindo o prazo máximo de dois anos.
O Programa de Estágio divide as oportunidades em estágio obrigatório e não obrigatório, de acordo com o estabelecido nas diretrizes curriculares de cada curso.
Para tanto, o estágio obrigatório corresponde ao projeto do curso, em que sua carga horária é requisito para aprovação e obtenção de diploma. Já aquele considerado não obrigatório é desenvolvido como atividade opcional, que apenas acrescentará carga horária regular.
O estagiário em modalidade não obrigatória tem direito a bolsa-auxílio e auxílio-transporte, diferente dos estágios obrigatórios que não recebem nenhuma quantia.
Caso esteja buscando uma opção de estágio obrigatório, a inscrição deve ser realizada por meio deste endereço eletrônico. Faça o cadastro com suas informações pessoais e curriculares. O banco de inscritos ficará à disposição dos órgãos da administração direta, autarquias e fundações do Município do Rio para posterior contratação, conforme a disponibilidade de vagas em cada setor.
Por fim, as oportunidades de estágio não obrigatório são divulgadas, semestralmente, pela Subsecretaria de Gente e Gestão Compartilhada. Por isso, acompanhe sempre este endereço eletrônico. Quaisquer dúvidas devem ser direcionadas à Prefeitura pelo telefone (21) 3460-1746.