“Estamos preparando um novo concurso no semestre que vem”, declarou o ministro da Educação, Camilo Santana, no início desta semana, durante evento na Universidade Federal do Ceará. A confirmação veio no mesmo dia em que o Ministério de Gestão anunciou a abertura de 4 mil vagas efetivas, sendo 240 delas para o novo concurso MEC.
“Autorizamos na semana passada concurso para o MEC, aliás, há anos o MEC não tinha um concurso público. Só para o MEC serão mais de 240 vagas. Teremos vagas também para FNDE, Inep, Capes”, destacou Santana.
Descubra a seguir:
- Todos os detalhes sobre o novo concurso MEC;
- Quais as vagas e os salários previstos?
- Como foram os editais e etapas anteriores para cargo similar?
- Provas e gabaritos do edital MEC mais recente.
Novo concurso MEC: mais de 200 vagas autorizadas
A exemplo de pelo menos outras vinte pastas vinculadas ao governo federal, o quantitativo autorizado nesta semana é inferior ao número de vagas inicialmente solicitadas pelos órgãos.
Ainda assim, o MEC está entre as áreas com maior número estipulado pela portaria, atrás apenas do próprio MGI e de instituições como Fiocruz, Incra e Mapa.
As 240 vagas previstas para o próximo concurso MEC são para o cargo Técnico em Assuntos Educacionais.
“O último concurso do MEC para cargos de nível superior ocorreu em 2004. Na ocasião, foram ofertadas 169 vagas para o cargo de Técnico”, informa o Ministério.
Além disso, o edital mais recente data de 2009, mas foi destinado apenas a nível médio, com 265 vagas para agentes administrativos. A área não está contemplada na nova leva de vagas confirmadas.
Concurso MEC mais recente: vagas e salários
Lançado em 2004 pelo Cespe/UnB (hoje Cebraspe), o último edital de concurso para profissionais de nível superior completo foi voltado para o mesmo cargo agora confirmado pelo titular do MEC: Técnico em Assuntos Educacionais.
Naquela ocasião, o certame disponibilizou 169 vagas imediatas, duas delas para o Inep e as demais com lotação no próprio Ministério.
Há quase dez anos, a remuneração inicial desse cargo estava fixada em R$ 1,2 mil para 40 horas semanais, valor que certamente será atualizado no novo concurso MEC. A título de comparação, o salário mínimo da época equivalia a R$ 260.
Edital MEC para técnicos: resumo dos principais pontos
Além desse quantitativo específico para técnicos educacionais, houve quantidades menores para as seguintes áreas:
- Assistente Social;
- Agente Administrativo;
- Auxiliar em Assuntos Educacionais;
- Bibliotecário;
- Contador;
- Economista;
- Enfermeiro;
- Engenheiro;
- Estatístico;
- Médico;
- Nutricionista;
- Odontólogo;
- Psicólogo;
- Sociólogo;
- Técnico em Comunicação Social;
- Técnico em Contabilidade.
Provas concurso MEC: como foram as etapas?
Todos os inscritos passaram pela prova objetiva, com duração máxima de quatro horas. O exame exigiu que os candidatos assinalassem como C (certo) ou E (errado) cada uma das 150 questões, assim distribuídas:
- 70 tópicos sobre conhecimentos básicos – língua portuguesa, atualidades e noções de informática;
- 80 tópicos sobre conhecimentos específicos do cargo pleiteado.
Acesse aqui edital, provas e gabaritos do concurso MEC 2004 – técnicos
Saiba mais
O novo concurso MEC deve ser lançado até 16 de dezembro, prazo final estipulado pela portaria de autorização. Já a aplicação das provas poderá acontecer até fevereiro do próximo ano, também conforme período fixado de dois meses entre o lançamento do edital e a realização da primeira etapa.
Salários e outras informações só poderão ser confirmadas com a publicação do documento, o que pode acontecer a qualquer momento. Informações sobre o novo certame serão acompanhadas pelo Concursos no Brasil e atualizadas sempre que houver novidades.