Três diferentes bancas organizadoras já foram estabelecidas como responsáveis pelo processo seletivo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Cada empresa estará responsável por determinado quantitativo de vagas e cargos distintos. O Instituto prevê o preenchimento de 8.141 vagas temporárias e imediatas.
Após a definição das bancas organizadoras, agora a expectativa é de publicação dos respectivos editais de abertura. Os profissionais temporários contratados vão desenvolver atividades relacionadas ao Censo Demográfico 2022 e à coleta de pesquisas do IBGE.
Vale salientar que as pessoas contratadas nos últimos dois anos pelo IBGE não poderão participar do processo de seleção.
Processo seletivo IBGE tem bancas organizadoras determinadas
Conforme o extrato de dispensa nº 3/2023, o Instituto Nacional de Seleções e Concursos (Selecon) vai organizar um certame com 148 vagas para o cargo de Agente Censitário de Mapeamento.
Enquanto isso, conforme a dispensa nº 4/2023, o Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – IBFC ficou responsável pela organização e execução do processo seletivo IBGE para as funções de:
- Agente de Pesquisas e Mapeamento (6.742 vagas);
- Supervisor de Coleta e Qualidade (806 vagas);
- Agente de Pesquisas por Telefone (276 vagas); e
- Supervisor de Pesquisas por Telefone (49 vagas).
Por fim, o processo seletivo IBGE vai abrir 120 vagas para a função de Codificador, que estará sob responsabilidade de execução do Instituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN). Essa confirmação foi informada diretamente pela Diretoria de Comunicação do IBGE à nossa equipe de jornalismo.
Processo seletivo IBGE: conheça as funções
Todas as vagas devem ser abertas ainda em 2023 por meio do processo seletivo IBGE. A seguir, confira quais os níveis de escolaridade de cada uma das funções:
- Agente Censitário de Mapeamento: oportunidade para profissionais de nível médio;
- Agente de Pesquisas e Mapeamento: oportunidade para profissionais de nível médio;
- Agente de Pesquisas por Telefone: oportunidade para profissionais de nível médio;
- Codificador: oportunidade para profissionais de nível médio;
- Supervisor de Coleta e Qualidade: oportunidade de nível superior;
- Supervisor de Pesquisas por Telefone: oportunidade de nível superior.
Conforme a portaria autorizativa publicada, o prazo de duração dos contratos de trabalho será de até um ano, com possibilidade de prorrogação. A publicação dos editais acontecerá em até seis meses, contados a partir da data de publicação da portaria de autorização. Em razão disso, os documentos devem ser divulgados até o final de 2023.
Concurso IBGE: vagas foram solicitadas
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística solicitou a abertura de mais de 3 mil vagas efetivas em concurso público. A última seleção para contratação de profissionais efetivos aconteceu no ano de 2015, por meio de dois editais de seleção.
Na época, foram abertas 600 vagas imediatas em cargos e níveis médio e superior, com ganhos que variavam de R$ 3 mil e R$ 8,7 mil:
- Técnico em Informações Geográficas e Estatísticas;
- Tecnologista em Informações Geográficas e Estatísticas;
- Analista de Planejamento, Gestão e Infraestrutura em Informações Geográficas e Estatísticas.
Os editais de concurso público estavam sob responsabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGV).
A ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, garantiu que um grande concurso público para o IBGE deve ser realizado em breve e aguarda apenas algumas definições para publicar edital.
Ainda não há, oficialmente, informações sobre a quantidade de vagas ou quais cargos seriam abertos. Na solicitação realizada no começo de 2023, o órgão pede a abertura de 3.044 vagas, distribuídas da seguinte maneira:
- Técnicos em informações geográficas e estatísticas, oportunidade de nível médio, teve 1.848 vagas solicitadas;
- Analistas, tecnologistas e pesquisadores, oportunidade de nível superior teve 1.196 vagas solicitadas.
A tendência, com base na atuação do Instituto e nos dois últimos certames, é que as oportunidades sejam distribuídas entre todos os estados brasileiros.