Receita Federal notifica quem caiu na malha fina? Saiba como consultar

Após o envio da declaração do Imposto de Renda, é fundamental ficar atento a possíveis pendências e entender como a Receita Federal notifica os contribuintes que caíram na malha fina.

Com o fim do prazo de envio do Imposto de Renda de 2023 no último dia 31 de maio, alguns contribuintes estão preocupados com a possibilidade de caírem na malha fina. Afinal, como a Receita Federal notifica estas pessoas quando há pendências?

continua depois da publicidade

Em suma, quando uma declaração é retida pelo Fisco, significa que há algum erro ou inconsistência, como valores incorretos, rendimentos omitidos ou informações cadastrais erradas.

Em casos mais graves, pode até mesmo envolver suspeitas de fraude. Isso pode resultar em multas, e em situações extremas, a ocorrência de fraudes pode levar o contribuinte a ser indiciado por crime tributário.

Basicamente, para analisar as informações prestadas, a Receita Federal realiza um processo de validação das declarações, cruzando os dados informados pelos contribuintes com os que foram fornecidos por outras entidades, como bancos, clínicas médicas, cartões de crédito e fontes pagadoras, que também são obrigadas a prestar informações ao órgão.

continua depois da publicidade
Leia também

Como saber se você caiu na malha fina?

Se surgirem pendências ou problemas, é possível que os contribuintes tenham que prestar esclarecimentos caso suas declarações do Imposto de Renda de 2023 sejam retidas.

No entanto, a Receita Federal ressalta que a carta de intimação é sempre enviada pelos Correios, alertando que não envia comunicações sobre divergências por e-mail ou mensagens em aplicativos.

continua depois da publicidade

Caso haja dúvidas sobre a autenticidade do documento, o contribuinte pode consultar o órgão. É possível verificar as pendências e divergências na declaração acessando o site da Receita, por meio do portal eCAC.

Como retificar as informações do Imposto de Renda?

A primeira coisa a ser feita para resolver a situação da malha fina é a declaração retificadora. A nova declaração será processada novamente, substituindo a anterior, e entrará na fila de análise caso haja direito à restituição.

É recomendado realizar esse procedimento o mais rápido possível, pois, se o contribuinte receber uma intimação ou notificação da Receita Federal, não será mais possível retificar o documento. Nesse caso, o cidadão pode apresentar os comprovantes que atestem os valores declarados e esclarecer as pendências apontadas.

continua depois da publicidade

O processo de resolução da malha fiscal também pode ser realizado por meio do sistema e-CAC. Caso o contribuinte tenha dúvidas sobre quais documentos enviar antecipadamente, é possível aguardar um comunicado da Receita Federal com as orientações detalhadas e o prazo para entrega.

Cuidado com golpes

Para aqueles que têm dúvidas sobre a malha fina, a Receita Federal alerta sobre um golpe praticado por criminosos por meio de e-mails. Segundo a nota divulgada no site oficial, os golpistas entram em contato com as vítimas, alegando possíveis erros na declaração, e fornecem um link.

Esse link redireciona as vítimas para um suposto arquivo em formato PDF, que contém informações detalhadas sobre o procedimento de correção dos erros, sendo uma estratégia para roubar os dados dos que clicam no endereço.

Por fim, a Receita também alertou sobre um golpe relacionado à restituição do Imposto de Renda. É importante ter cuidado com sites que prometem antecipar o pagamento, pois essas propostas estão sendo enviadas por mensagens de celular ou e-mail.

Os golpistas solicitam dados das pessoas em troca de supostas vantagens, como acelerar o prazo de restituição. Em alguns casos, eles chegam a oferecer depósitos com valores mais altos do que o previsto na restituição original, mediante o pagamento de taxas.

Diante disso, é fundamental estar atento a esses golpes e sempre verificar a autenticidade das comunicações recebidas, seja por e-mail, telefone ou mensagens. A Receita Federal não solicita informações pessoais ou financeiras por estes canais e não oferece serviços de antecipação de restituição. Em caso de suspeita, é recomendado entrar em contato diretamente com o órgão para obter esclarecimentos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade