ALERTA: Receita Federal informa sobre o golpe da Restituição do IRPF

Confira as principais dicas da Receita Federal para não cair em golpes envolvendo a restituição do Imposto de Renda 2023.

Durante o período de envio da declaração do Imposto de Renda 2023, os criminosos estão aproveitando esse compromisso dos contribuintes para tentar aplicar golpes. Portanto, é essencial aumentar a vigilância e ficar desconfiado de qualquer benefício fácil que apareça no caminho.

continua depois da publicidade

Segundo a Receita Federal, uma das abordagens mais comuns é o envio de mensagens falsas que solicitam o pagamento de taxas relacionadas à prestação de contas. Veja o que fazer para evitar cair nesta situação.

Como funciona o golpe da Restituição do IRPF?

Segundo a Receita Federal, existem empresas que se aproveitam da confiança das pessoas para oferecer benefícios financeiros em troca de dados, documentos e informações fiscais. Em algumas situações, essas empresas chegam até mesmo a exigir o pagamento de taxas para supostamente "acelerar" a antecipação da restituição do imposto de renda.

Leia também

Esse golpe geralmente começa por meio de e-mails, SMS ou mensagens no WhatsApp. Os contatos são feitos em nome do governo federal, chegando a simular o design e a aparência da Receita ou do Governo. Essas mensagens afirmam que os contribuintes podem receber antecipadamente altas quantias de restituição da Declaração do Imposto.

continua depois da publicidade

As mensagens costumam conter links para cadastro ou acesso a um sistema para visualização de comprovantes de pagamento, ou realização de saques. No entanto, o órgão enfatiza que não envia comunicações eletrônicas contendo links ou solicitações de dados cadastrais, ou fiscais.

Dicas para não cair em golpes

A Receita Federal compartilha três dicas importantes para evitar dores de cabeça ao lidar com o Imposto de Renda 2023:

  • Não abrir arquivos anexados: é essencial evitar abrir arquivos anexados, pois geralmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário.
  • Não clicar em links de endereços da Internet: mesmo que o nome da Receita Federal esteja presente ou haja mensagens como "clique aqui", é recomendado não acionar os links. Essa medida ajuda a evitar redirecionamentos maliciosos e possíveis golpes.
  • Excluir imediatamente a mensagem: caso receba uma mensagem suspeita, a orientação é excluir imediatamente. Não é recomendado interagir ou responder a essas mensagens, pois elas podem conter tentativas de golpe.

Adicionalmente, os criminosos também adotam a tática de enviar boletos e cartas em nome da Receita aos contribuintes, o que não é uma prática do órgão. Portanto, é fundamental estar ciente dessa estratégia e tomar cuidado para não responder a solicitações fraudulentas. Seguindo essas orientações, os cidadãos podem se proteger melhor contra possíveis golpes e garantir uma declaração do Imposto de Renda tranquila e segura.

continua depois da publicidade

Quais as datas da restituição do Imposto de Renda 2023?

O prazo para a entrega da declaração do Imposto de Renda 2023 encerra no dia 31 de maio. Com efeito, o calendário de restituição, que também tem início neste dia, está dividido da seguinte forma:

  • 1º lote: 31 de maio;
  • 2º lote: 30 de junho;
  • 3º lote: 31 de julho;
  • 4º lote: 31 de agosto;
  • 5º lote: 29 de setembro.

Neste ano, ocorreu uma mudança na ordem de prioridade para a restituição do IR. Agora, os contribuintes que optarem por utilizar a declaração pré-preenchida e escolherem receber a restituição por meio do Pix (utilizando a chave CPF) terão prioridade na fila. Com essa alteração, a ordem dos lotes de restituição do IR 2023 ficou organizada da seguinte maneira:

continua depois da publicidade
  • Contribuintes com 80 anos ou mais;
  • Contribuintes com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência e portadores de doenças graves;
  • Contribuintes cuja principal fonte de renda seja o magistério;
  • Contribuintes que usaram a declaração pré-preenchida e/ou escolheram receber a restituição via Pix;
  • Demais contribuintes.

Uma das principais novidades do IR 2023 é que nem todas as operações realizadas na bolsa de valores exigem que o investidor declare seus dados à Receita Federal. A obrigatoriedade de declaração se aplica apenas aos casos em que houve venda de ações acima de R$ 40 mil ou quando houve ganho (lucro) que ultrapasse o limite de isenção mensal de R$ 20 mil.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade