Jovem Aprendiz Correios 2023 tem inscrições prorrogadas; Veja como participar

Processo seletivo para contratar Jovem Aprendiz nos Correios teve inscrições prorrogadas. Veja como participar.

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos abre 4.382 vagas imediatas, além de formação de cadastro reserva, para Jovem Aprendiz nos Correios. O prazo de encerramento das inscrições foi prorrogado e elas podem ser realizadas até a próxima sexta-feira (05/05).

continua depois da publicidade

As oportunidades do processo seletivo estão distribuídas por todo o Brasil e 10% delas são destinadas aos candidatos com deficiência e 20% para aqueles que se identificarem como pretos ou pardos.

Jovem Aprendiz Correios está com inscrições abertas

Leia também

As inscrições estavam previstas para serem encerradas inicialmente no dia 21 de abril de 2023. Contudo, houve prorrogação e os interessados têm até o dia 5 de maio de 2023 para fazer a solicitação.

Para isso, será preciso acessar no site dos Correios, preencher o formulário de inscrição e informar o município que deseja participar. Não haverá cobrança de taxa de inscrição.

continua depois da publicidade

Jovem Aprendiz Correios: quem pode participar?

As vagas são destinadas para atuação como Assistente Administrativo ou Assistente de Logística, na modalidade presencial ou à distância (EaD). Para concorrer as oportunidades, é preciso atender a alguns requisitos, dentre os quais:

  • Idade entre 14 e 21 anos completos no ato da contratação, exceto em situações previstas no regulamento e legislação vigentes;
  • Estar estudando o 9º ano do ensino fundamental, no mínimo;
  • Estar devidamente matriculado e frequentando a escola, caso ainda não tenha finalizado o ensino médio;
  • Não ter sido contratado como jovem aprendiz e/ou mantido vínculo empregatício junto aos Correios.

Para conferir onde as vagas serão preenchidas acesse o Anexo I do edital de abertura. Aqueles que forem contratados terão direito a um salário mínimo-hora, vale-refeição ou alimentação compartilhado em 5%, vale-transporte compartilhado e uniforme dos Correios.

continua depois da publicidade

A jornada de trabalho será de 20 horas por semana, distribuídas em 4 horas diárias. O programa terão duração entre 12 a 24 meses consecutivos, de acordo com a necessidade da administração pública.

As oportunidades estão distribuídas por todos os estados brasileiros e o Distrito Federal: Acre, Alagoas, Amazonas, Amapá, Bahia, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraná, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Sergipe, São Paulo e Tocantins.

Jovem Aprendiz Correios: seleção

Após a etapa de inscrições, os candidatos serão classificados considerando os seguintes quesitos:

  • Renda familiar mensal (pontuação de até 6,0);
  • Idade (pontuação de até 6,0);
  • Instituição de ensino (pontuação de até 6,0);
  • Participação em programas sociais previstos no edital de abertura (pontuação de até 3,0).

Em seguida, haverá a fase de comprovação, de maneira eletrônica, dos quesitos informados no ato da inscrição, com caráter apenas eliminatório.

continua depois da publicidade

Depois, será aplicada a fase pré-admissional, com caráter eliminatório, em que haverá realização de:

  • Avaliação médica admissional;
  • Matrícula no Curso de Aprendizagem da entidade qualificada em formação técnico profissional;
  • Entrega de documentos pessoais que comprovem as exigências previstas no edital de abertura.

Por fim, o processo de seleção dos Correios para Jovem Aprendiz terá a fase de contratação, com a assinatura do contrato de aprendizagem do candidato aprovado nas fases anteriores.

Para saber mais detalhes leia com atenção o edital de abertura, que está disponível no site da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos. Dúvidas e reclamações podem ser direcionadas ao endereço eletrônico.

Leia também

Concursos em sua
cidade