Imposto de renda: 1° lote da restituição será pago para ESTAS pessoas

O primeiro lote da restituição do Imposto de Renda (2023) está chegando. Porém, somente algumas pessoas vão receber o pagamento nessa primeira rodada. Descubra aqui quem são elas.

O primeiro lote de restituição do Imposto de Renda (IR) 2023 está chegando. A liberação de valores irá acontecer no dia 31 de maio, mesma data do prazo final para os contribuintes fazerem a declaração do referido tributo. Porém, nessa primeira rodada de pagamento somente algumas pessoas terão os valores restituídos. Descubra neste texto quem são elas.

continua depois da publicidade

De acordo com a Receita Federal, ainda não há um número de contribuintes que vão ser contemplados no primeiro lote de restituição do IR 2023. Isso porque esse número depende do montante que será pago. No caso de haver muitos contribuintes prioritários para receber valores altos, menos pessoas farão parte da primeira rodada de pagamento. Mas, se houver muitos contribuintes para receber valores baixos, mais pessoas serão inclusas no primeiro lote.

A declaração do IR 2023 começou no dia 15 de março e, como dito, irá terminar em 31 de maio. Estima-se que neste ano sejam feitas 39,5 milhões de declarações.

Estas pessoas vão receber o 1º lote da restituição do IR

Leia também

Segundo a Receita Federal, vão receber o 1º lote da restituição do IR, os contribuintes que fizerem a declaração do imposto até o dia 10 de maio. Feito isso, eles serão pagos de acordo com a seguinte ordem:

continua depois da publicidade
  • Pessoa idosa com 80 anos idade ou mais;
  • Pessoa idosa com 60 anos de idade ou mais; pessoas com deficiência e portadores de doença grave;
  • Contribuintes que tenham o magistério como maior fonte de proventos.

Esses são os grupos que tem prioridade legal a receber o pagamento da restituição. Após eles receberam os repasses, os contribuintes que fizeram a declaração pré-preenchida e aqueles que optaram a restituição do IR por Pix, serão os próximos da lista de pagamento.

Por último, no primeiro lote, serão restituídos os demais contribuintes.

continua depois da publicidade

Vale destacar que os contribuintes com prioridade legal a receber a restituição do IR no 1º lote, que não fizerem a declaração até o dia 10 de maio, não vão entrar nessa primeira rodada de pagamento.

A dica, portanto, é fazer a declaração do IR 2023 o mais cedo possível para receber a restituição nos primeiros lotes de pagamento.

Calendário de restituição do IR 2023

O calendário de restituição do IR 2023 é dividido em cinco lotes, assim como ocorreu em anos anteriores. Confira, a seguir, todas as datas.

continua depois da publicidade
  • 1º lote de restituição do IR: pagamento em 31 de maio;
  • 2º lote de restituição do IR: pagamento em 30 de junho;
  • 3º lote de restituição do IR: pagamento em 31 de julho;
  • 4º lote de restituição do IR: pagamento em 31 de agosto;
  • 5º lote de restituição do IR: pagamento em 29 de setembro.

Lembrando que, assim como aconteceu em 2022, o contribuinte poderá receber o pagamento da restituição do IR via Pix. Isso caso ele tenha optado por meio no ato da declaração e se o Pix for o CPF.

Qual a consequência de não declarar o IR 2023?

O contribuinte que não fizer a declaração até o dia 31 de maio deste ano, prazo final estabelecido pela Receita Federal, pode receber multa no valor mínimo de R$ 165,74. Esse valor varia de 1% a 20% do imposto devido por cada mês de atraso.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade