1º de maio de 2023 é feriado ou ponto facultativo? Entenda a legislação

Para não ficar na dúvida, veja se 1º de maio é feriado ou ponto facultativo, e como essa data foi estabelecida no Brasil.

Após as folgas prolongadas proporcionadas pelos feriados da Sexta-Feira Santa e do Dia de Tiradentes, os trabalhadores brasileiros terão mais uma oportunidade de aproveitar outro descanso, durante o primeiro semestre de 2023.

continua depois da publicidade

O Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, este ano, cairá em uma segunda-feira. Isso significa que a população já está se preparando para curtir a folga em casa ou viajar. Contudo, muitas pessoas ainda têm dúvidas se esta data é um feriado ou ponto facultativo. Leia e entenda a seguir.

1º de maio de 2023 é feriado ou ponto facultativo?

O dia 1º de maio é um feriado nacional garantido por lei. Esta data, reconhecida em todo o mundo e celebrada em vários países, é dedicada a homenagear a classe trabalhadora que, ao longo dos anos, tem lutado por melhores condições de trabalho e direitos trabalhistas. No Brasil, a data foi estabelecida como feriado em abril de 1949, pela Lei n.º 662.

Leia também

Conforme a história, o movimento operário no país ganhou força em 1910, com greves que costumavam acontecer no dia 1º de maio. Foi durante o governo de Getúlio Vargas que a data se tornou importante e as celebrações passaram a ser organizadas pelos trabalhadores reunidos em sindicatos.

continua depois da publicidade

Essas organizações promoviam discursos, passeatas e palestras em defesa dos direitos da classe trabalhadora. Inclusive, algumas dessas práticas continuam sendo feitas até hoje. Desse modo, já que se trata de um feriado nacional, existe a obrigatoriedade da dispensa de trabalho em empresas que não atuam em atividades essenciais.

O que é o ponto facultativo e qual diferença do feriado?

O ponto facultativo é um decreto emitido pelos governos que permite que os órgãos públicos não funcionem em certas datas comemorativas. Normalmente, esse decreto se aplica aos servidores das instâncias municipais, estaduais e federais do governo, embora as empresas privadas também possam seguir essa medida.

continua depois da publicidade

No caso das empresas privadas, não há restrições quanto ao trabalho nos dias em que o ponto facultativo é decretado. Portanto, cabe exclusivamente ao empregador a decisão de conceder ou não folga para seus funcionários nestas ocasiões.

Por fim, os feriados são datas oficiais em que o trabalho é obrigatoriamente dispensado. A legislação brasileira estabelece que, em caso de trabalho nestes dias, os funcionários têm direito a receber o pagamento em dobro ou uma folga compensatória.

Calendário de feriados e pontos facultativos de 2023

Além do Dia do Trabalho, confira os próximos feriados nacionais e pontos facultativos de 2023:

continua depois da publicidade
  • 8 de junho (quinta-feira): Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional);
  • 28 de outubro (sábado): Dia do Servidor Público Federal (ponto facultativo);
  • 2 de novembro (quinta-feira): Dia de Finados (feriado nacional);
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República (feriado nacional);
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal (feriado nacional);
  • 31 de dezembro (domingo): Véspera de Ano Novo (ponto facultativo após as 14h).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade