Imposto de Renda 2023: aprenda como declarar bens não mencionados em outros anos

Os bens não mencionados em outros anos devem ser declarados em até cinco anos para evitar problemas com a Receita Federal. Saiba como fazer a correção do Imposto de Renda.

O prazo de envio da declaração de Imposto de Renda 2023 termina no dia 31 de maio. Cidadãos que precisam entregar a declaração e perderem o prazo deverão pagar multa pelo atraso, e realizar o procedimento da forma mais completa possível é essencial para garantir um envio de sucesso. Isso inclui declarar bens que não foram mencionados em outros anos, por exemplo.

continua depois da publicidade

Todos aqueles que deixaram de incluir bens como imóveis, carros e outros gastos em anos anteriores devem regularizar sua situação no IR deste ano. Assim, ao não informar um bem no ano passado, não é necessário apenas fazer a declaração de 2023; também é preciso corrigir os anos anteriores.

Para saber mais sobre o assunto, confira abaixo como declarar bens não mencionados em outros anos, e feche sua declaração sem mais pendências com o leão da previdência.

Como declarar bens não mencionados em outros anos no Imposto de Renda

Leia também

Normalmente, ao realizar o IR, o contribuinte deve fazer um lançamento, como quando informa um rendimento em sua declaração. Com base no cálculo, ainda é possível antecipar o pagamento. A partir de então, a Receita Federal tem até cinco anos para confirmar ou questionar as informações inseridas, e após esse prazo, não é mais possível fazer questionamentos.

continua depois da publicidade

Dessa forma, a correção deve obrigatoriamente ser feita entre as últimas cinco declarações, caso haja pendências. A Receita ainda recomenda que os cidadãos guardem seus documentos e comprovantes durante esse período, para evitar esquecimentos.

Vale lembrar que os bens que devem ser declarados costumam ser imóveis, como apartamentos, casas e terrenos, automóveis e outros ligados à atividade como autônomo do contribuinte. Os menos comuns são itens de luxo, que tenham custo maior que R$ 5 mil, o que inclui aviões e barcos, por exemplo.

continua depois da publicidade

Fazendo a retificação

Antes de mais nada, o contribuinte que precisar retificar suas declarações deve baixar os programas dos últimos cinco anos, com base no ano calendário. Isso significa que é preciso fazer o procedimento a partir do IR 2019, que se refere ao imposto de 2018.

No computador, é necessário abrir em cada um dos programas a declaração entregada naquele ano, que servirá como base. Caso não tenha sido entregue nenhuma declaração, é essencial começar o procedimento do zero, clicando em "Iniciar Declaração em Branco" e em "Declaração Retificadora". Ali, é preciso informar o número do recibo de entrega da declaração original.

A partir de então, é preciso informar todos os bens comuns da época, que não foram incluídos por algum problema ou esquecimento. Em "Bens e Direitos", basta clicar em "Novo" e escolher o grupo, como imóveis e o código que se refere ao bem que será incluído.

continua depois da publicidade

Logo depois, nos saldos, será necessário informar o valor do bem. Caso o pagamento tenha sido feito parcelado, basta informar o valor pago até o fim do ano anterior ao da declaração sendo corrigida, somando tudo que foi acumulado em cada ano.

Por fim, após preencher e revisar a declaração retificadora, o processo será concluindo transmitindo o documento. O sistema irá gerar um recibo e todos os arquivos de backup do novo envio. O procedimento deve ser repetido em todos os anos seguintes, informando o saldo final corrigido da anterior na seguinte, até 2023.

Multa por atraso

Caso o contribuinte não tenha preenchido a declaração até o prazo de envio, será necessário pagar uma multa. O valor é de no mínimo R$ 165,74, e pode chegar até 20% do imposto devido, mais juros. O prazo para esse pagamento é de 30 dias.

Para pagar a multa, é preciso emitir o DARF pelo programa do IR, ao transmitir a declaração. Isso também pode ser feito pelo portal e-CAC, em "Meu Imposto de Renda".

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade