Aneel reajusta conta de luz NESTE estado; veja de quanto é o aumento

Revisão na tarifa já está em vigor e atinge cerca de 1,5 milhão de clientes da concessionária responsável pela distribuição de energia no estado. Aumento já estava previsto em contrato.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou recentemente uma revisão tarifária para o estado do Rio Grande do Norte (RN). Dessa forma, a conta de luz neste estado será reajustada, afetando cerca de 1,5 milhão de clientes.

continua depois da publicidade

O aumento passou a vigorar no último sábado (22) e o reajuste médio ficou fixado em 4,26%. Ainda de acordo com a Aneel, o aumento representará 4,45% para clientes de baixa tensão e de 3,65% para os clientes de alta tensão.

Para a agência, o que mais impactou no cálculo da revisão foram fatores como os custos com a compra de energia e transporte, além da retirada dos financeiros anteriores. Nesse sentido, no que compete à Neoenergia Cosern, os custos referentes aos serviços de distribuição de energia seguem praticamente sem sofrer qualquer variação, mesmo com a inflação do período.

Aneel reajusta conta de luz

Leia também

A Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) anunciou reajuste na conta de luz para o estado do Rio Grande do Norte. A medida, no entanto, vai influenciar diretamente cerca de 1,5 milhão de clientes da Neoenergia Cosern, responsável pela distribuição de energia elétrica.

continua depois da publicidade

De acordo com a agência, o reajuste será de 4,45% para clientes da baixa tensão e de 3,65% para os da alta tensão. Dessa forma, o reajuste médio na conta de luz no Rio Grande do Norte será de 4,26%.

A Revisão Tarifária Periódica (RTP) é um processo já previsto no contrato de concessão da própria Aneel. O processo define o custo eficiente de distribuição de energia elétrica, metas de qualidade e de perdas de energia, além de componentes de um mecanismo que permite o compartilhamento de ganhos de produtividade das distribuidoras, uma forma de manter o consumidor informado.

continua depois da publicidade

Pela norma da agência reguladora, os valores da tarifa de energia elétrica podem ser reajustados anualmente, quando se trata do Reajuste Tarifário Anual e, o reajuste pode acontecer a cada cinco anos, representado pela Revisão Tarifária Periódica.

No processo de Revisão Tarifária, por exemplo, a Aneel leva em conta mudanças ocorridas nos custos e no mercado em questão, assim como a eficiência da distribuidora em relação a outras do setor e ao volume de investimentos realizados pela empresa.

Dessa forma, uma conta de luz em R$ 100 distribui R$ 29,90 (29,9%) para que a empresa possa realizar investimentos e gerenciar alguns custos da operação. A outra parte do valor é repassada para pagar custos de transmissão e de geração de energia (41,6%), assim como para tributos e outros encargos, representando 28,5% do total.

continua depois da publicidade

Sobre a revisão tarifária

A revisão tarifária é o que define a receita tarifária que possibilita o equilíbrio econômico e financeiro da atividade principal da empresa. Dessa forma, a atualização das tarifas se torna necessária para assegurar um serviço de qualidade e a continuidade do fornecimento de energia elétrica.

Com a nova tarifa em vigor desde o dia 22, os clientes da concessionária do estado só começam a receber as novas contas a partir de maio, por conta do intervalo entre o consumo e a leitura, o faturamento e a entrega.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade