NASA cria plano de defesa contra asteroides para os próximos 10 anos

A NASA criou um plano de defesa contra asteroides, que guiará os esforços da agência para proteger-nos de objetos em rota de colisão com a Terra.

A NASA criou um plano de defesa contra asteroides para os próximos 10 anos. Após o êxito da missão Double Asteroid Redirection Test (DART), que consistiu em enviar uma sonda ao espaço para colidir com um asteroide e desviá-lo de sua trajetória, a NASA e a Casa Branca recentemente atualizaram seu projeto de defesa planetária para a próxima década.

continua depois da publicidade

Esse sistema é, atualmente, o único escudo capaz de proteger o nosso planeta do impacto desses objetos espaciais e das consequências devastadoras que poderiam resultar.

Como é o plano de defesa da NASA contra asteroides?

A estratégia defensiva da NASA contra asteroides é complexa e multidisciplinar, e segue uma abordagem estratégica para alcançar as metas traçadas no plano nacional de Defesa Planetária dos Estados Unidos.

Leia também

Em suma, o documento utiliza uma arquitetura visual para descrever os estados finais desejados, identificar os principais desafios e desenvolver ações para enfrentá-los. Assim, suas principais áreas de foco incluem:

continua depois da publicidade
  • Melhorar os esforços de estudo, detecção e caracterização de NEOs (objetos próximos da Terra) para desenvolver um catálogo completo de todos os NEOs que possam representar um risco de impacto;
  • Desenvolver e demonstrar tecnologias de mitigação de NEOs semelhantes à missão DART da agência, a primeira medida de teste de defesa planetária do mundo, que provou com sucesso um método de deflexão de asteroides usando um impactor cinético espacial de espaçonaves;
  • Promover a colaboração internacional relacionada ao estudo e mitigação de objetos próximos da Terra para aproveitar as capacidades internacionais;
  • Reforçar a coordenação interagências entre a NASA e outras agências do governo dos EUA para melhorar e otimizar a preparação e o planejamento de resposta a NEOs pelas autoridades norte-americanas;
  • Rever o planejamento interno da agência para maximizar os benefícios obtidos com recursos limitados;
  • Integrar melhor as mensagens relacionadas ao trabalho de defesa planetária com as comunicações estratégicas da agência.

Confira o documento na íntegra neste link.

Qual a importância do plano de defesa planetária?

A cada ano, em média, cerca de 19 asteroides passam relativamente perto da Terra, o que explica a razão de termos sido atingidos por vários deles ao longo da história, com resultados diversos.

continua depois da publicidade

A maioria desses corpos era composta por pequenos meteoritos que se desintegraram ao atravessar a atmosfera terrestre, mas alguns foram grandes e mortais, como o que causou a extinção dos dinossauros.

Um dos incidentes mais recentes foi o do meteorito Chelyabinsk, que explodiu no céu russo em 2013, deixando centenas de feridos e causando prejuízos materiais.

Embora possa levar décadas, é apenas uma questão de tempo até que outro asteroide atinja nosso planeta. Entretanto, graças ao sucesso da missão DART, agora temos armas mais efetivas para nos proteger de alguns desses objetos espaciais, segundo a NASA.

continua depois da publicidade

Sobre a missão DART

Em setembro do ano passado, o DART colidiu com o asteroide Dimorphos visando avaliar a possibilidade de desviá-lo de sua órbita e evitar uma possível colisão com a Terra.

Missões como essa são fundamentais para o Plano de Ação do Escritório de Ciência e Tecnologia da Casa Branca para Riscos de Objetos Próximos à Terra e Defesa Planetária, embora a NASA já tenha detalhado como seu sistema evoluirá no futuro.

Para dar continuidade a esse projeto, a Agência Espacial Europeia planeja lançar a missão Hera em 2024, que estudará minuciosamente os efeitos do impacto com o asteroide.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade