Concurso INSS: mais 250 aprovados podem ser convocados em breve

Concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) pode ter novas convocações em breve. Saiba os detalhes.

Concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) abriu 1.000 vagas imediatas, além de 2.273 em cadastro reserva para o cargo de Técnico do Seguro Social. O certame teve as provas aplicadas no dia 27 de novembro de 2022 e turma de curso de formação criada. Agora, o órgão solicita aval para preencher mais 250 vagas.

continua depois da publicidade

Os aprovados em todas as etapas e convocados terão acesso a uma remuneração inicial de R$ 5.905,79 para atuação em jornadas de 40 horas semanais. Dentre as oportunidades imediatas originalmente, 708 foram destinadas à ampla concorrência, 202 para pessoas negras e 90 para pessoas com deficiência.

É importante lembrar que mais de um milhão de pessoas se inscreveram no concurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Com isso, a concorrência geral foi de mais de 1.000 candidatos por oportunidade. No entanto, é preciso considerar diferentes gerências de lotação, o que pode fazer com que a concorrência seja menor ou maior à nacional geral.

Concurso INSS: órgão solicita aval para preencher mais 250 vagas

Leia também

O Instituto Nacional do Seguro Social fez uma solicitação, por meio de nota técnica, pedindo para preencher 250 vagas adicionais, além das 1.000 imediatas oferecidas no concurso.

continua depois da publicidade

A abertura de 25% nas vagas está legalmente prevista no Decreto n.º 9.739 e na Instrução Normativa n.º 2 de 2019. Dessa maneira, o pedido deve ser aprovado pelo ministro da Previdência, Carlos Lupi.

Após afirmativa, a solicitação deve ser encaminhada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, pasta responsável pela gestão de concursos públicos. A justificativa do INSS para o pedido é em razão da situação de déficit de servidores, considerando a quantidade de funcionários que podem se aposentar e pelo percentual de abono de permanência.

continua depois da publicidade

Por isso, existe a expectativa de que o atual Ministério da Fazenda autorize a abertura dessas vagas, além de outras para o cargo de Analista do Seguro Social.

Curso de Formação: nova turma deve ser criada

Vale salientar que os profissionais que foram aprovados nas vagas imediatas já realizaram o curso de formação e as respectivas provas objetivas e discursivas. Para ser aprovado nessa etapa, o candidato deveria pontuar 48 pontos ou mais na objetiva e 12 ou mais na discursiva. Durante o curso de formação, o profissional teria direito a auxílio financeiro equivalente a 50% da remuneração inicial do cargo.

Por isso, caso as novas vagas do concurso INSS sejam aprovadas para serem preenchidas, uma nova turma deverá passar pelo curso de formação. Diferentemente dos aprovados dentro das vagas imediatas, aqueles classificados no cadastro de reserva, que forem convocados, realizarão o curso de formação apenas na cidade de Brasília, no Distrito Federal.

continua depois da publicidade

Concurso INSS: novo edital pode ser aprovado em 2023

O governo federal pode autorizar a realização de um novo concurso INSS para 2023. A atual gestão entende que as 1.000 vagas a serem preenchidas no Instituto Nacional de Seguro Social abertas no último edital não atendem à demanda atualmente existente.

O presidente Luís Inácio Lula da Silva e o ministro do Trabalho, Luiz Marinho, entendem a importância de novas contratações de servidores públicos para o Instituto. Só assim seria possível diminuir a fila de espera para concessão de benefícios, que conta com milhares de pessoas aguardando resposta da Previdência Social há meses.

Se o concurso INSS 2023 for aprovado, a expectativa é de abertura de oportunidades no cargo de Analista do Seguro Social, destinado aos candidatos de nível superior. As duas últimas solicitações feitas pela diretoria do Instituto, com objetivo de preencher vagas em concursos públicos, somam cerca de 8,5 mil vagas (7 mil para Técnico do Seguro Social e 1,5 mil para o cargo de Analista do Seguro Social).

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade