Nova modalidade de energia solar pode reduzir 20% da conta de luz

Semelhante ao que acontece nos serviços de streaming, a assinatura de energia solar é uma nova modalidade menos burocrática e mais vantajosa que o modelo tradicional.

No Brasil, a energia fotovoltaica está em expansão. Especificamente na geração distribuída, que é quando o consumidor gera energia para seu próprio consumo, o mercado cresce a uma taxa de 60% ao ano. No entanto, para pessoas que têm interesse no sistema, mas não possuem recursos para contratá-lo, existe uma solução alternativa: uma nova modalidade de assinatura de energia solar. Continue lendo e entenda como esse serviço funciona a seguir.

continua depois da publicidade

O que é assinatura de energia solar?

Nos últimos anos, as empresas têm enfrentado altas despesas com a energia elétrica, que ficou mais cara em virtude da crise hídrica e do sistema de bandeiras tarifárias. Em suma, as bandeiras elevam o valor das faturas de luz quando a escassez prejudica a produção das hidrelétricas.

Diante disso, a energia solar oferece uma alternativa para consumidores residenciais e comerciais que desejam reduzir a dependência dessas flutuações de preços. Ela é gerada a partir de painéis solares que convertem a luz solar em eletricidade.

Leia também

Contudo, podem surgir limitações para a instalação de um sistema desses, como falta de recursos financeiros, impossibilidade física de instalação nos telhados ou imóvel alugado, que pode impedir o investimento.

continua depois da publicidade

Para atender a esses consumidores, existe a opção de assinatura de energia solar, onde uma empresa geradora coloca sua produção no sistema elétrico, e os créditos são transferidos para o contratante.

Como funciona a nova modalidade de assinatura de energia solar?

O modelo de assinatura de energia solar funciona por meio da construção de uma usina por um investidor, que aluga partes da usina para consumidores por meio de um consórcio, cooperativa ou associação.

Para receber créditos de energia da fração alugada, os consumidores precisam ser membros dessas instituições. O aluguel da fração da usina permite que o consumidor reduza sua conta de energia em cerca de 10% a 20%, sem precisar realizar investimentos próprios. Os valores de assinatura variam entre as cooperativas e consórcios, sendo necessário solicitar orçamentos personalizados.

continua depois da publicidade

Quais as vantagens dessa modalidade?

Quando se opta pela energia solar por assinatura, o consumidor se livra das bandeiras tarifárias do modelo convencional e ainda pode escolher entre diversos fornecedores, contratando o que oferecer as melhores condições. Com descontos de até 20% na conta de luz, essa alternativa é especialmente vantajosa para micro e pequenas empresas.

Além disso, há outras vantagens em se optar pela assinatura de energia solar. Primeiramente, não há necessidade de investir capital na compra e instalação dos painéis solares, nem de espaço para a colocação, e não exige alterações na rede elétrica já existente. Adicionalmente, o contrato de assinatura não possui fidelidade e não requer burocracia ou vistorias, como ocorre com o sistema físico.

continua depois da publicidade

Vale lembrar que desde 2015, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) regulamentou a geração compartilhada, permitindo que a energia gerada pudesse ser vendida a terceiros através de créditos.

Esse modelo tornou possível a criação da assinatura de energia solar, que pode proporcionar vantagens significativas aos negócios, tornando-os mais rentáveis ao reduzir os custos com energia elétrica.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade