Nova frente fria atinge o Brasil; veja onde cai a temperatura

Segundo previsão do Inmet, uma nova frente fria que atinge o Brasil, vai derrubar a temperatura em vários locais, principalmente na Região Sul.

Na semana do feriado de Tiradentes, uma nova frente fria atinge o Brasil, sendo a mais forte deste ano e com características de outono. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a atuação da massar de ar frio receberá novo impulso a partir da metade da semana com a formação de um ciclone extratropical entre o Sul e o Sudeste do país. Veja a previsão completa abaixo.

continua depois da publicidade

Previsão do tempo para os próximos dias

Norte

Para a região Norte, é esperado que ocorram acumulados de chuva superiores a 70 mm em praticamente toda a área, podendo chegar a mais de 100 mm no extremo norte e oeste. No entanto, em áreas do sul do Tocantins e do Pará, os volumes de chuva devem ser menores, abaixo de 40 mm.

Leia também

Nordeste

Conforme a previsão do Inmet, é esperado que ocorram chuvas significativas no Nordeste, especialmente no extremo norte da região, onde os acumulados podem ultrapassar 80 mm. No entanto, nas áreas restantes, incluindo Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, a quantidade de chuva esperada deve ser inferior a 50 mm. Por outro lado, não são previstos grandes volumes de chuva na costa leste do estado.

Centro-Oeste

No Centro-Oeste, a previsão é de queda nas temperaturas, especialmente no sul dos estados de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul. Em Cuiabá (MT) até o feriado, é esperado que as temperaturas máximas caiam cerca de 6 °C, passando de 33 °C para 27 °C, enquanto as temperaturas mínimas devem diminuir de 25 °C para 19 °C. No mesmo período, em Goiânia (GO), as temperaturas máximas devem diminuir de 32 °C para 27 °C e as mínimas de 22 °C para 18 °C.

continua depois da publicidade

A frente fria terá um impacto relativamente baixo no Distrito Federal, resultando em uma leve queda de temperatura. Na sexta-feira, é esperado que a temperatura máxima seja de 28 °C e a mínima de 16 °C. Além disso, pode haver pancadas de chuva afetando a região sul de Goiás e Mato Grosso.

Sudeste

No Sudeste, a massa de ar frio deve avançar e começar a derrubar as temperaturas em São Paulo, onde também são esperadas pancadas de chuva ao longo do dia.

continua depois da publicidade

Assim, o frio prevalece em boa parte do estado, o que deve se manter na sexta-feira, com pequena possibilidade de geada em Campos do Jordão e na Serra da Mantiqueira. No oeste de São Paulo, a temperatura pode chegar a 9 °C no feriado. No fim de semana, as temperaturas voltam a subir gradativamente.

No Rio de Janeiro, também é esperado que ocorra queda nas temperaturas máximas, com previsão de diminuição de 32 °C para 25 °C para sexta-feira. Já a temperatura mínima também pode cair até 5 °C de hoje para amanhã, permanecendo em 15 °C. Parte do estado também será atingida pelas chuvas.

Sul

No Rio Grande do Sul, a previsão é de temperaturas mínimas abaixo de 10 °C em diversas regiões, principalmente nas áreas serranas. Além disso, há previsão de chuva e ventos fortes em algumas áreas do estado, o que pode aumentar a sensação de frio.

continua depois da publicidade

Em Santa Catarina, a previsão também é de temperaturas baixas e possibilidade de geada nas áreas serranas. Já na região litorânea, a previsão é de chuva e ventos fortes.

No Paraná, as temperaturas também vão cair, principalmente nas regiões serranas e nos planaltos. Há previsão de chuva em algumas áreas do estado, mas a tendência é que o tempo fique mais seco a partir de sexta-feira.

Por fim, diante dessa nova frente fria, é importante que a população esteja atenta aos alertas das autoridades e tome as precauções necessárias para se proteger do frio e das chuvas.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade