Feriado de Tiradentes: veja o que abre e fecha nesta sexta-feira (21)

Nesta sexta-feira, 21 de abril, muitos estabelecimentos estarão fechados em razão feriado de Tiradentes. Veja o que abre e o que fecha pelo país.

Nesta sexta-feira, 21 de abril, é feriado nacional em todo o país pelo Dia de Tiradentes. Portanto, instituições financeiras, órgãos públicos, comércio e feiras livres podem não funcionar normalmente. Isso porque essa é uma folga obrigatória para os trabalhadores.

continua depois da publicidade

A data faz referência à morte de Joaquim José da Silva Xavier, que foi um dos líderes do movimento de emancipação contra a dominação de Portugal conhecido como Inconfidência Mineira. Tiradentes foi o único a receber a pena de ser enforcado em praça pública, no dia 21 de abril de 1792.

O feriado nacional ficou estabelecido pelo governo provisório de Deodoro da Fonseca, por meio do Decreto nº 155-B, datado de 14 de janeiro de 1890. Já o ativista político acabou ganhando as páginas dos livros de história no Brasil e sendo um símbolo de coragem e resistência.

Tendo em vista a folga prevista na Constituição, confira o que abre e fecha nesse feriado.

continua depois da publicidade
Leia também

Feriado de Tiradentes: o que fecha?

Por ser um feriado nacional, poucos estabelecimentos estarão abertos. No entanto, é importante lembrar que os serviços essenciais, como farmácias, padarias e hospitais, permanecem com atendimento sendo realizado, mas muitos de maneira reduzida.

Agências bancárias

Conforme a Federação Nacional dos Bancos (Febraban), não haverá atendimento presencial nas agências bancárias de todo o país. No entanto, os caixas de autoatendimento ficarão disponíveis e poderão ser usados normalmente pelos clientes.

continua depois da publicidade

As plataformas bancárias online e mobile banking continuarão funcionando também. As contas de água, energia e telefone, que tiverem vencimento no dia 21 de abril, poderão ser pagas no próximo dia útil, sem acréscimo de juros.

INSS

As agências do Instituto Nacional do Seguro Social estarão fechadas nesta sexta-feira, 21 de abril, e só retomam o atendimento presencial na próxima segunda-feira (24).

Ainda de acordo com o INSS, o atendimento automático segue sendo realizado de maneira normal, 24 horas, durante todos os dias. Assim, consultas sobre agendamentos, informações de benefícios e outros detalhes podem ser obtidos no site ou o aplicativo Meu INSS (Android e iOS).

continua depois da publicidade

Shoppings

Um destino muito procurado em dia de feriado e final de semana são os shoppings de todo o país. De acordo com a Alshop (associação que representa os lojistas de shoppings), a opção de lazer ficará aberta, com mudança no horário de funcionamento. O atendimento terá tempo reduzido durante o feriado de Tiradentes.

Assim, nesta sexta-feira, as unidades devem abrir das 14h às 20h. A recomendação é procurar comunicações oficiais do estabelecimento em sua cidade, pois pode haver variação conforme estado.

Outros estabelecimentos

As agências dos Correios não irão funcionar nesta sexta-feira (21/04). Dessa maneira, todas as pendências devem ser adiantadas para esta quinta (20) ou deixadas para a próxima semana, pois não haverá expediente.

As casas lotéricas de todo o país também devem ficar fechadas no feriado de Tiradentes. O funcionamento costuma variar conforme a localidade. Assim, no sábado (22/04), poderá haver atendimento em alguns locais do país. Quem tiver interesse de fazer aposta online nas Loterias pode recorrer a este endereço eletrônico.

Outros feriados nacionais em 2023

Dois feriados nacionais já renderam folgas aos trabalhadores: 1º de janeiro, Confraternização Universal, e 7 de abril com o feriado religioso da Paixão de Cristo.

A seguir, confira os próximos feriados nacionais e programe-se para viagens ou descanso:

  • 21 de abril (sexta-feira): Tiradentes;
  • 1º de maio (segunda-feira): Dia do Trabalho;
  • 7 de setembro (quinta-feira): Independência do Brasil;
  • 12 de outubro (quinta-feira): Nossa Senhora Aparecida (Padroeira do Brasil);
  • 2 de novembro (quinta-feira): Finados;
  • 15 de novembro (quarta-feira): Proclamação da República;
  • 25 de dezembro (segunda-feira): Natal.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade