Nesta quinta-feira (20), às 10h29, será realizada uma nova tentativa de lançamento do Starship, considerado o maior foguete do mundo. O evento será realizado na base espacial da SpaceX, empresa de Elon Musk, que fica localizada em Boca Chica, Texas, Estados Unidos.
Uma decolagem estava prevista para ocorrer nesta segunda-feira (17), porém um problema técnico provocou o adiamento da operação.
Tentativa frustrada de lançamento
O lançamento do foguete deveria ter ocorrido no dia 17 de abril, mas acabou cancelado por conta do congelamento de uma válvula de pressurização, conforme relato de Elon Musk por meio de uma rede social.
A pressurant valve appears to be frozen, so unless it starts operating soon, no launch today
— Elon Musk (@elonmusk) April 17, 2023
Um detalhe sobre o cancelamento do lançamento da Starship é que ele se deu após o início da contagem regressiva, quando faltavam apenas 40 segundos para o seu lançamento.
Apesar do problema, isso não pegou Elon Musk, CEO da empresa, de surpresa. Ele já havia sinalizado que a prioridade era evitar uma possível explosão e, se necessário, adiamentos iriam ocorrer.
Starship: o maior foguete do mundo
O maior veículo espacial já construído é o Starship, da empresa SpaceX, possuindo cerca de 120 metros de altura.
No lançamento previsto para quinta-feira, serão utilizados os protótipos Booster 7 e Ship 24. Se o plano de voo for o mesmo, após a decolagem haverá a separação dos dois estágios.
O B7 deve cair no Golfo do México. Já os motores da Ship 24 serão acionados para impulsionar a espaçonave próximo a órbita da Terra. O plano é que a Starship faça uma trajetória “quase-orbital”.
Contudo, para isso, ela deveria chegar à velocidade de 28.160 Km/h, o que não deve ocorrer. Cerca de 1h30 depois do lançamento, a cápsula irá pousar com a ajuda de paraquedas no Oceano Pacífico, a cerca de 35 km da costa do Havaí, próximo à ilha de Kauai.
O foguete Starship foi projetado inicialmente para levar pessoas e cargas à Lua e a Marte, mas também tem outros objetivos, como lançar a maioria dos satélites de internet Starlink 2.0 de próxima geração da SpaceX à órbita da Terra.
A escolha pelo Starship foi feita pela Nasa, agência espacial americana, como parte do programa Artemis III, com o objetivo de levar o homem a Lua, no final de 2025. A última vez que isso aconteceu foi em 1972, na Apollo 17.
Diferente do que ocorreu em 1972, essa será a primeira vez que uma população será enviada até o polo sul lunar. Além disso, é previsto que a primeira mulher e a primeira pessoa negra pisem na Lua.