Concurso MMA: ministra confirma autorização para lançamento de edital

Marina Silva dá aval para abertura do concurso MMA. Confira o que já se sabe. Acesse editais, provas e gabaritos anteriores.

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, deve autorizar em breve a realização de um novo concurso MMA. O anúncio foi feito nesta semana, durante seminário promovido pelo Superior Tribunal de Justiça.

continua depois da publicidade

Na ocasião, a titular da pasta destacou a necessidade de contratação de mais servidores e confirmou a abertura de concursos em órgãos ambientais vinculados à pasta, como Ibama e ICMBio.

“No governo Bolsonaro, quando a gente diz terra arrasada, houve um desmonte, é um desmonte mesmo. É com esses fiscais [em baixo quantitativo] que nós estamos trabalhando. Ainda bem que já conseguimos concurso para o Ibama, o ICMBio e o Ministério”, enfatizou.

A ministra salientou que, há 15 anos – quando deixou o comando da pasta –, o órgão contava com 1,7 mil fiscais, número que não passa de 700 atualmente.

Leia também

Descubra a seguir quais as expectativas para o próximo concurso MMA. Saiba também os salários previstos e como foram aplicadas as etapas dos certames anteriores. Acesse os editais mais recentes e antecipe seus estudos.

continua depois da publicidade

Novo concurso MMA em breve: o que esperar?

Com a declaração da ministra, a expectativa agora é pelo andamento de trâmites comuns a concursos públicos: confirmação oficial por meio de portaria publicada no Diário Oficial, escolha da banca organizadora, elaboração do edital com cargos e ganhos, além de abertura do prazo de inscrições.

O aval para realização de um novo concurso é aguardado, pelo menos, desde maio de 2021, quando o próprio MMA encaminhou ao Ministério da Economia pedido de autorização para 214 vagas imediatas – solicitação sem resposta, até o momento. Alguns anos antes, em 2017, também foi enviada uma solicitação, igualmente sem retorno.

continua depois da publicidade

Edital MMA: o que estudar?

Os últimos editais do Ministério do Meio Ambiente foram lançados em 2009 e 2010 – respectivamente para níveis médio e superior de escolaridade, totalizando 400 vagas imediatas.

A tendência é que etapas e disciplinas do próximo certame sejam similares aos anteriores. Já os cargos e salários deverão ser atualizados.

Analista ambiental do MMA

Realizado em 2010, o concurso MMA mais recente para contratação de efetivos do Ministério do Meio Ambiente foi organizado pelo Cespe/UnB – atualmente Cebraspe.

continua depois da publicidade

Há mais de uma década, foram abertas 200 vagas imediatas para analistas ambientais com graduação completa em qualquer área. Os salários ofertados na época ultrapassavam R$ 5,5 mil para expedientes de 40 horas semanais.

A seleção registrou quase 37 mil candidaturas. Todos os inscritos passaram por provas objetiva e discursiva, aplicadas simultaneamente. Três das cinco áreas de concentração contavam também com Inglês Instrumental no conteúdo programático.

Na inscrição, o candidato deveria optar por uma destas cinco áreas, o que alterava as disciplinas específicas cobradas no exame:

  • 1) Biodiversidade – recursos humanos; licitações, contratos e convênios; controle interno; cooperação técnica internacional e administração financeira/orçamentária;
  • 2) Mudança Climática – planejamento estratégico; educação ambiental; Agenda 21; responsabilidade socioambiental/gestão de conflitos socioambientais e economia do meio ambiente;
  • 3) Planejamento Estratégico – Política Nacional de Recursos Hídricos, Conselho Nacional de Recursos Hídricos, gestão de águas transfronteiriças e cooperação internacional/gerenciamento costeiro;
  • 4) Política Nacional de Recursos Hídricos – mudança climática; avaliação ambiental; qualidade ambiental; ordenamento territorial e resíduos sólidos/gestão ambiental urbana;
  • 5) Recursos Humanos – biodiversidade; repartição de benefícios; gestão florestal; política e ações de conservação sustentável da biodiversidade; áreas protegidas/biodiversidade aquática, uso sustentável dos recursos naturais e ordenamento territorial.

Acesse aqui edital completo, provas e gabaritos do último concurso MMA para nível superior.

Agente administrativo do MMA

Um ano antes do último concurso MMA, a UnB também foi a responsável pela organização de outro edital, desta vez destinado a candidatos com ensino médio completo. A concorrência registrada foi de 118 candidatos por vaga, totalizando mais de 23,7 mil inscritos para as 200 vagas.

Os ganhos dos analistas ambientais não passavam de R$ 1,9 mil na época, valor que deve ser atualizado em um futuro edital.

Os candidatos passaram somente por prova objetiva, composta por 120 questões de múltipla escolha, no estilo certo ou errado (C ou E no cartão de resposta). O edital dividiu o conteúdo entre conhecimentos básicos e específicos:

  • Básicos – Língua Portuguesa, Matemática, informática e atualidades;
  • Específicos – noções de Direito Constitucional/Administrativo, relações humanas e gestão administrativa.

Acesse aqui edital completo, provas e gabaritos do último concurso MMA para nível médio.

Saiba mais

Agora, a expectativa é pela abertura de pelo menos 215 vagas em um próximo edital. Outras informações sobre o certame previsto podem ser acompanhadas no site do MMA e serão atualizadas pelo Concursos no Brasil assim que houver novidades.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade