5 dicas para receber a Restituição do IR 2023 mais rápido

Com as regras para o Imposto de Renda 2023 já definidas pela Receita Federal, pessoas que vão conseguir reembolso do imposto devem estar atentas para receberem a restituição do IR mais rápido.

Os envios da declaração do Imposto de Renda começaram na última quarta-feira (15). Por vezes fazer a declaração pode ser uma tarefa trabalhosa, mas a organização dos contribuintes é fundamental nesse momento para enviar o mais cedo possível e ter direito a uma restituição do imposto mais rápida.

continua depois da publicidade

Com as regras já definidas para o envio da declaração, é necessário que o contribuinte esteja de olho nos prazos estipulados. Dessa forma, quanto mais adiantado o envio dos documentos, mais rápida será a restituição do imposto.

Especialistas no assunto apontam alguns comportamentos que o contribuinte deve ter na hora de declarar o imposto, enviar e esperar a restituição. Nesse sentido, a organização é fundamental para que o contribuinte consiga seguir as dicas para receber a restituição do IR 2023 de forma mais rápida.

5 dicas para receber a restituição do IR 2023 mais rápido

Leia também

Com o começo da temporada de envios da declaração do Imposto de Renda já em vigor, o contribuinte deve estar atento aos prazos de entrega e outros pontos importantes. Vale lembrar que organização é um ponto-chave para que o contribuinte possa enviar e receber a restituição mais rápido.

continua depois da publicidade

Especialistas apontam para alguns fatores a serem observados, e dão dicas para o contribuinte receber a restituição do IR 2023 mais rápido. Confira:

1 - Se possível, opte pela Declaração Simplificada

O primeiro ponto a ser percebido é que o contribuinte pode fazer a sua declaração de próprio punho. Vale dizer que deve declarar o imposto todo o trabalhador que teve rendimentos acima de R$ 28.559,70 em 2022. Dessa forma há a possibilidade de optar pela Declaração Simplificada, com poucas despesas a declarar. Assim, o contribuinte tem desconto equivalente a 20% da dedução sobre os rendimentos tributáveis na declaração anual.

continua depois da publicidade

2 - Procure o que pode ser abatido na hora de declarar

Outra forma de receber a restituição mais rápido é verificar se existe a possibilidade de ter outros impostos abatidos. Pode-se converter em até 6% do imposto devido, contribuições para filantropia e entidades de proteção à infância, além de fundos ao idoso e de cultura. Nesse sentido, o valor total destinado à estas instituições serão abatidos do valor que o contribuinte deveria pagar de imposto.

3 - Aproveite também para abater as despesas dedutíveis

Algumas despesas dedutíveis, como gastos com médicos e educação, além de gastos com dependentes acabam gerando ganho fiscal, isso porque diminuem a base de cálculo do imposto de renda, reduzindo o valor total a ser declarado. Nesse mesmo quesito entra a contribuição ao INSS e previdência privada, que permite reduzir em até 12% dos rendimentos tributáveis na base de cálculo do IR.

4 - Faça a Declaração Pré-preenchida

O contribuinte pode também optar pela modalidade de Declaração Pré-preenchida. Existe uma lista de contribuintes com prioridade no processo, como aposentados e profissionais de magistério. Dessa forma, aqueles que optarem por essa modalidade, já terão disponíveis os dados de fontes pagadoras e de despesas já reunidas pela Receita.

continua depois da publicidade

Essa modalidade de declaração garante a restituição de forma mais rápida, cabendo ao contribuinte apenas conferir minuciosamente as informações antes de enviá-las. Mas atenção: essa modalidade só está disponível para aqueles com contas nível ouro ou prata no ambiente do governo.

5 - Escolha o Pix como forma de recebimento

Quem deseja receber os valores da restituição mais cedo, podem usar o Pix como forma de recebimento da restituição. Essa forma de recebimento dos valores está disponível desde o ano passado e a partir de 2023, o Pix entra na lista de prioridades para receber a restituição do Imposto de Renda. Vale dizer que a chave será necessariamente o CPF, a fim de evitar erros na hora das operações.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade