Inmet alerta para três dias de chuvas intensas em mais de 400 cidades

O Inmet liberou um novo alerta para chuvas intensas, que dessa vez incidem em cerca de 400 cidades por três dias. Confira mais informações e o que fazer em situações de risco.

Um novo alerta de chuvas intensas foi emitido recentemente pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Dessa vez, as passadas atingem parte da região litorânea nordestina, em cerca de 400 cidades. Tal condição segue sem dar trégua em diversas partes do país há algumas semanas, incluindo o nordeste, e para evitar acidentes, é essencial que os cidadãos prestem atenção nos avisos e sigam as recomendações à risca.

continua depois da publicidade

De acordo com o instituto, o grau de severidade da previsão é de “Perigo”, e as chuvas devem incidir nas áreas sugeridas por cerca de três dias. Elas tomam estados como o Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Maranhão. Confira mais informações sobre o aviso abaixo.

Chuvas intensas em 400 cidades nordestinas

O alerta para chuvas intensas foi publicado hoje (17/03), às 10h10, e é provável que a previsão só termine na segunda-feira (20/03), às 10h. Dessa vez, as passadas incidem na região por mais tempo do que o comum.

Leia também

Com base no que foi postado pelo Inmet, a previsão vem acompanhada de índices pluviométricos semelhantes aos dos últimos tempos, com chuvas entre 30 e 60 mm/h, ou 50 e 100 mm/dia, e ventos intensos de velocidade entre 60 e 100 km/h.

continua depois da publicidade

Além disso, a população deve ficar em alerta para alguns riscos em potencial, como é o caso dos cortes de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas, especialmente nas áreas listadas a seguir:

  • Norte Cearense;
  • Noroeste Cearense;
  • Oeste Potiguar;
  • Central Potiguar;
  • Leste Maranhense;
  • Norte Maranhense;
  • Oeste Maranhense;
  • Centro-Norte Piauiense;
  • Jaguaribe;
  • Metropolitana de Fortaleza;
  • Centro Maranhense;
  • Sertões Cearenses;
  • Agreste Potiguar;
  • Norte Piauiense;
  • Leste Potiguar.

De forma que os cidadãos possam se manter informados, o instituto ainda disponibiliza uma lista completa de municípios afetados pelas chuvas, que pode ser conferida através do site do Centro Virtual para Avisos de Eventos Meteorológicos Severos para o Sul da América do Sul (Alert-AS).

continua depois da publicidade

Precauções que devem ser tomadas em situações de risco

Desde o início do ano, várias regiões do país são afetadas constantemente pelos altos índices de chuva, principalmente em áreas como o norte e nordeste. Por conta disso, é importante que os cidadãos tenham um cuidado ainda maior, seguindo as recomendações do Inmet e acompanhando as previsões para evitar acidentes.

Nesse sentido, o instituto liberou uma série de informações que podem ajudar os moradores em situações perigosas. Por exemplo, em caso de rajadas de vento, não se deve de forma alguma se abrigar debaixo de árvores, por conta do alto risco de queda e descargas elétricas. Da mesma forma, não é recomendado estacionar os veículos perto de torres de transmissão ou de propaganda, justamente pelo mesmo motivo.

Quando possível, o ideal é desligar a maioria dos aparelhos elétricos, ou até mesmo o quadro geral de energia. Isso impede curtos-circuitos ou a perda total dos eletrodomésticos, o que envolveria prejuízos ainda maiores.

continua depois da publicidade

Em caso de dúvidas ou situações de emergência, existe ainda a possibilidade de contatar a central de atendimento da Defesa Civil, no número 199, ou o Corpo de Bombeiros, no número 193. O Inmet libera diariamente novos alertas e, desse modo, é possível se manter informado, algo que é de extrema importância para os cidadãos residentes nos estados mais atingidos.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade