Quando pode acontecer a suspensão da CNH por dívida? Veja os casos

A suspensão da CNH por conta de dívidas é uma medida prevista no Código de Processo Civil que passou por avaliação recente no Supremo Tribunal Federal. Considerada constitucional, o mecanismo é aplicado dentro de situações específicas de inadimplência.

Em fevereiro deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) considerou como constitucional que os juízes suspendam a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) dos cidadãos brasileiros que possuem dívidas. A medida é um dos dispositivos previstos no Código de Processo Civil (CPC), e também prevê a suspensão do direito de dirigir.

Ainda que a medida seja aplicada somente nos casos em que não fira os direitos fundamentais previstos na Constituição Federal, existem outras situações previstas para a execução desse tipo de suspensão. Sobretudo, cada situação será avaliada individualmente antes do veredito dos legisladores responsáveis. Saiba mais a seguir:

Quando a CNH será suspensa por dívida?

De acordo com os especialistas, a suspensão da CNH no caso de dívidas será aplicada nos quadros em que há uma relação entre a medida aplicada e as consequências dessa restrição. Por exemplo, as dívidas nos Serviços de Proteção ao Crédito não preveem esse tipo de modalidade, porque já existem restrições específicas, como o bloqueio das contas bancárias, inserção do CPF em dívida ativa e afins.

Portanto, estima-se que a suspensão da habilitação será aplicada somente em casos extremos. Basicamente, quando houver a necessidade de impedir que o cidadão dirija para que a decisão seja cumprida e as dívidas quitadas corretamente.

Essa situação pode acontecer quando houverem acordos com instituições financeiras onde os veículos são utilizados como garantias de transações comerciais e contratação de empréstimos. Ou então, quando o cidadão se envolver em um sinistro de trânsito cujas consequências são somente danos materiais com a penalidade de reparação estabelecida pelo juiz ao final do processo.

Sendo assim, existe um vínculo entre a decisão de suspender o direito de dirigir e a dívida, uma vez que o automóvel faz parte de um acordo não cumprido entre o condutor e a instituição. Apesar disso, a aplicação dessa restrição à carteira de habilitação é vista como uma ação de última instância, a ser adotada principalmente quando não existem outros meios disponíveis.

Ademais, é uma forma de garantir a segurança dos direitos e deveres das partes envolvidas, tanto das financeiras quanto dos órgãos de trânsito e dos cidadãos. Por via de regra, a apreensão poderá acontecer através de um mandado formal e contar ainda com força policial para garantir que a decisão será cumprida efetivamente.

Em outras palavras, isso significa que qualquer agente público de trânsito que encontrar o cidadão inserido nessa regra de suspensão da CNH poderá recolher o documento e encaminhar ao Poder Judiciário. Mais ainda, serão aplicadas novas penalidades aos brasileiros que estiverem dirigindo mesmo com a habilitação suspensa.

Quando a pessoa consegue retomar o documento?

Em todos os casos que essa medida for aplicada, a previsão é que a CNH seja devolvida ao titular no momento em que for realizado o pagamento das dívidas. Como se trata de uma medida extraordinária, considerando que existem outros procedimentos aplicáveis dentro dos quadros de inadimplência, entende-se que a suspensão da habilitação é uma forma de assegurar a realização dos pagamentos.

No geral, a suspensão da CNH não será realizada imediatamente após a confirmação da inadimplência, pois depende do credor acionar a pessoa com dívidas na Justiça. Os motoristas profissionais poderão solicitar recursos após provarem que dependem do documento para manter a renda familiar, garantindo a aplicação de outras penalidades no lugar desse tipo de suspensão.

Além de afetar a CNH, a decisão do STF prevê a suspensão do passaporte e a restrição na participação do titular em concursos públicos e licitações.

Leia também

você pode gostar também

A África está se partindo e novo oceano pode surgir na Terra

A África tornou-se palco de um fenômeno que fascinaria qualquer geólogo: a fratura de um continente. Há dois anos, surgiram as evidências mais claras desse processo. Leia e entenda a seguir.

Concursos públicos somam mais de 28,6 mil vagas abertas no Brasil

Concursos abertos no Brasil contam com mais de 28,6 mil vagas abertas, sendo que as oportunidades são para diferentes níveis de escolaridade.

Alerta: chuvas intensas em 1.195 municípios brasileiros, diz INMET

As chuvas intensas seguem sem dar trégua em várias regiões do país, e o Inmet emitiu recentemente um novo alerta de "Perigo" para passadas em 1.195 municípios.

Conta de luz pode ficar 12% mais cara NESTE estado; entenda o reajuste

A audiência pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para discutir sobre a revisão tarifária nos estados brasileiros, teve participação de membros da sociedade civil e representantes de setores da economia. O reajuste…

Dinheiro esquecido: R$ 5,7 bilhões ainda esperam ser sacados

De acordo com o Banco Central, 4,3 mil solicitações foram feitas por pessoas físicas e jurídicas, contudo R$ 5,7 bilhões ainda estão disponíveis na plataforma.

Projeto da Câmara cria novo feriado nacional no mês de abril

Caso o Projeto de Lei (PL) nº 960/2022 seja aprovado, o calendário oficial do país passará a ter oito feriados nacionais. Descubra aqui qual será a data.