Carnaval 2023: como ficará o funcionamento dos Correios durante a folia?

A Agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT) anunciou como será o funcionamento no período do Carnaval 2023. Saiba os detalhes.

Os Correios divulgaram como vai ficar o atendimento durante o carnaval de 2023. Na próxima sexta-feira (17/02), todas as unidades da Agência da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos vão funcionar normalmente, com a rotina de entregas de cartas e encomendas em todo o país.

continua depois da publicidade

Os Correios estão presentes em todo o território nacional, atuando em certames nacionais como o ENEM e garantindo o transporte de urnas eletrônicas nas eleições. Além disso, oferecem serviço de entrega de encomendas, cartas e contas por todo o país.

Como será o funcionamento dos Correios no Carnaval?

Apesar de o Carnaval ser considerado ponto facultativo, nos dias 20, 21 e até as 14h do dia 22 de fevereiro, muitos órgãos públicos e empresas privadas vão conceder folga aos trabalhadores. É importante lembrar que, por não ser feriado nacional, dependerá do empregador determinar os dias trabalhados.

Leia também

Os Correios divulgaram como vão atuar no período de Carnaval em 2023. Além da sexta-feira, no sábado (18/02), o serviço de entregas será realizado e haverá expediente apenas nas agências onde já atendem nesse dia.

continua depois da publicidade

Contudo, na segunda e terça-feira, respectivamente 20 e 21 de fevereiro, não haverá atendimento em nenhuma unidade dos Correios.

Será possível contatar a autarquia por meio da Central de Atendimento dos Correios - CAC, nos seguintes canais:

  • Site dos Correios;
  • Atendimento automatizado nos telefones: 0800 725 7282, 0800 725 0100 ou 3003 0100;
  • Chat.

O atendimento normal com os operadores será retomado no dia 22 de janeiro, a partir das 8h.

Bancos vão abrir no Carnaval 2023?

A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informou que as agências bancárias ficam sem funcionar nos dias 20 e 21 de fevereiro, segunda e terça-feira de Carnaval.

continua depois da publicidade

Na ocasião, a maioria dos bancos não estará funcionando. Dessa maneira, os atendimentos devem ser realizados com antecedência. Para contas com vencimento nos dias do Carnaval, o trabalhador pode fazer o pagamento no próximo dia útil sem acréscimo de juros, conforme Lei 7089/83.

Para efetuar o pagamento de boletos, é possível utilizar o internet banking ou aplicativo, de forma online. Os espaços de autoatendimento funcionam normalmente.

Vale salientar, no entanto, que para sacar dinheiro no caixa eletrônico é importante se adiantar, pois as instituições financeiras vão ficar muito tempo sem manutenção. Assim, será difícil efetuar saques de última hora.

continua depois da publicidade

Próximos feriados de 2023

Todos os anos o Ministério da Economia divulga o calendário com datas oficiais dos feriados nacionais e pontos facultativos previstos para o ano seguinte. Confira quais são os feriados com direito ao descanso em 2023 e programe suas viagens:

  • 7 de abril, Sexta-Feira Santa, é um feriado religioso em que se comemora a Paixão de Cristo;
  • 21 de abril, uma sexta-feira, é o dia de Tiradentes;
  • 1º de maio, uma segunda-feira, é celebrado o Dia Mundial do Trabalho;
  • 7 de setembro, uma quinta-feira, corresponde à Independência do Brasil;
  • 12 de outubro, quinta-feira, é um feriado religioso em que se comemora o dia de Nossa Senhora Aparecida (padroeira do Brasil);
  • 2 de novembro, quinta-feira, é celebrado o dia de Finados;
  • 25 de dezembro, segunda-feira, é um feriado religioso em que se comemora o Natal.

Vale lembrar que os feriados que caem numa quinta-feira podem ser prolongados se houver uma emenda definida pelo contratante. Assim, é importante conversar com o empregador para pleitear a folga. A maioria dos órgãos públicos, bem como as escolas públicas e privadas, costumam oferecer a emenda.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade