CRLV 2023: Licenciamento do carro pode ser emitido pela Internet

Veja como emitir o licenciamento do seu veículo em casa, pelo CRLV Digital, apenas com acesso à internet.

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é preciso que os veículos estejam com a documentação regularizada para que o condutor não tenha problemas de infração. Um desses documentos é o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo (CRLV), que deve ser renovado todos os anos.

Para renovar o CRLV do seu veículo, é preciso pagar o licenciamento do automóvel em uma unidade do Detran do seu estado. Depois, o motorista tem a autorização legal para circular em todo o território brasileiro.

CRLV Digital

A versão digital do CRLV é aceita desde 2020, permitindo que os condutores emitam o documento sem sair de casa. Esse certificado pode ser, então, mantido nos arquivos do smartphone ou impresso para ficar junto aos outros documentos do veículo.

Para que a emissão do CRLV digital seja feita com sucesso, é preciso que o veículo em questão esteja livre de qualquer débito pendente, seja em relação a multas ou ao pagamento de impostos e outras taxas.

Isso significa que condutores com o IPVA e DPVAT atrasados, por exemplo, não conseguem emitir o CRLV pela internet. Ter o licenciamento em dia também é fundamental para que o documento seja impresso com as informações atualizadas.

Como emitir o CRLV Digital em 2023?

É muito fácil baixar o seu CRLV digitalmente, sem precisar sair de casa. Para isso, siga o passo a passo abaixo:

  • Instale o app da Carteira Digital de Trânsito (CDT), na Google Play ou na App Store;
  • Faça o cadastro no aplicativo, caso seja a primeira vez a utilizá-lo, ou efetue o login;
  • Depois, é preciso selecionar uma opção de documento digital para baixar. Escolha a opção CRLV Digital;
  • Na próxima etapa, será necessário informar o número do Renavam, que consta no documento do carro;
  • Agora basta informar o código de segurança do CRV e ir em “Ok”;
  • Preencha os outros campos necessários, confira todos os dados e clique em “Incluir”;
  • Agora, quando for necessário, será possível abrir o seu CRLV Digital diretamente no seu smartphone.

Ao realizar o procedimento acima, o documento ficará salvo em seu celular e, em uma eventual blitz, por exemplo, você poderá acessá-lo sem que seja preciso estar conectado à internet.

Como imprimir o CRLV

Pode ser interessante também imprimir o CRLV e deixar essa cópia física junto aos documentos do veículo, para evitar dores de cabeça no futuro.

Para isso, basta entrar no site do Senatran e fazer o login com os dados da sua conta gov.br. Ao acessar a sua área, siga este passo a passo:

  • Ao fazer o login, vá em “Meus Veículos”;
  • Nesse campo, serão exibidos os veículos dos quais você é dono. Clique sobre o nome do veículo em questão;
  • Agora é só clicar em “CRLV Digital”;
  • Se todas as quitações estiverem em dia, basta salvar o documento em PDF e imprimi-lo quando quiser.

Leia também

você pode gostar também

A África está se partindo e novo oceano pode surgir na Terra

A África tornou-se palco de um fenômeno que fascinaria qualquer geólogo: a fratura de um continente. Há dois anos, surgiram as evidências mais claras desse processo. Leia e entenda a seguir.

Concursos públicos somam mais de 28,6 mil vagas abertas no Brasil

Concursos abertos no Brasil contam com mais de 28,6 mil vagas abertas, sendo que as oportunidades são para diferentes níveis de escolaridade.

Alerta: chuvas intensas em 1.195 municípios brasileiros, diz INMET

As chuvas intensas seguem sem dar trégua em várias regiões do país, e o Inmet emitiu recentemente um novo alerta de "Perigo" para passadas em 1.195 municípios.

Conta de luz pode ficar 12% mais cara NESTE estado; entenda o reajuste

A audiência pública da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), para discutir sobre a revisão tarifária nos estados brasileiros, teve participação de membros da sociedade civil e representantes de setores da economia. O reajuste…

Dinheiro esquecido: R$ 5,7 bilhões ainda esperam ser sacados

De acordo com o Banco Central, 4,3 mil solicitações foram feitas por pessoas físicas e jurídicas, contudo R$ 5,7 bilhões ainda estão disponíveis na plataforma.

Projeto da Câmara cria novo feriado nacional no mês de abril

Caso o Projeto de Lei (PL) nº 960/2022 seja aprovado, o calendário oficial do país passará a ter oito feriados nacionais. Descubra aqui qual será a data.