Cometa verde poderá ser visto da Terra na próxima semana

Com um pouco de sorte, ele pode até ser visto a olho nu, uma oportunidade verdadeiramente rara, porque este cometa só passa pela Terra a cada 50.000 anos.

Um cometa "verde" registrado recentemente passará perto da Terra pela primeira vez em 50.000 anos. Este é o C/2022 E3 (ZTF), que foi visto no céu pela última vez quando os neandertais habitavam o planeta e, segundo alguns especialistas, poderíamos ser os últimos humanos a observá-lo.

continua depois da publicidade

Em março de 2022, os astrônomos da Nasa o viram e descreveram seu brilho como "notadamente imprevisível". Agora, frisaram que pode ser visto em fevereiro, e até ser observado “a olho nu” quando está no seu ponto mais próximo da Terra, se forem reunidas certas condições. Saiba mais sobre ele e sua rara passagem a seguir.

Quando o cometa verde foi descoberto?

O C/2022 E3 (ZTF) foi descoberto no ano passado. Ele tem uma órbita ao redor do Sol que passa pelos confins do sistema solar, razão pela qual demorou tanto para retornar perto da Terra, de acordo com a Nasa. O cometa tem uma cauda esverdeada, sendo uma parte curta e larga de poeira e outra mais longa e rala de íons.

Leia também

Este corpo celeste passará a cerca de 42 milhões de quilômetros da Terra. Isso é quase 109 vezes a distância média entre nosso planeta e a Lua.

continua depois da publicidade

Por que recebeu o nome de cometa verde?

O cometa verde foi batizado com esse nome devido ao brilho de sua cauda. Segundo o Instituto Nacional de Astrofísica, Óptica e Eletrônica (INAOE), a cor é causada pelo derretimento do gelo em seu núcleo ao se aproximar do Sol.

Assim, o cometa verde viajou pelos planetas por milênios. Sua história tem origem fora do sistema solar, conforme o INAOE, que informou que o C/2022 E3, vem da Nuvem de Oort, localizada ao redor do sistema solar a mais de 63 mil vezes a distância entre a Terra e o Sol.

continua depois da publicidade

A Nuvem de Oort é conhecida como a casca do sistema solar, porque encapsula os planetas e estrelas que a compõem. O cometa verde tem que percorrer uma distância equivalente à distância que a luz percorre em um ano; por isso, existem apenas estimativas de seu período orbital e de sua próxima visita à Terra: 50 mil anos.

Quando o C/2022 E3 poderá ser visto no Brasil?

O Observatório Nacional afirma que o objeto poderá ser visto entre 10 a 12 de fevereiro, a olho nu em condições favoráveis, ou seja, em noites sem luar ou poluição luminosa. Na ocasião, ele estará passando na constelação de Touro, próximo a Marte.

Contudo, a maneira mais fácil de localizar o cometa é usar aplicativos de observação de estrelas como Star Walk 2 e Sky Tonight. Por exemplo, se estiver usando o Sky Walk 2, toque no ícone da lupa na parte inferior da tela.

continua depois da publicidade

Em seguida, digite “C/2022 E3 (ZTF)” na barra de pesquisa e procure o nome do cometa que aparecerá nos resultados da pesquisa. Toque no ícone de alvo ao lado do nome e o aplicativo mostrará a posição atual do cometa. Aponte seu dispositivo para o céu e mova-o até encontrá-lo.

Quem não conseguir vê-lo pode acompanhar, a partir das 19h de 11 de fevereiro, uma live no YouTube com imagens do cometa verde feitas por astrônomos amadores e profissionais. A passagem também será transmitida pelo Observatório Nacional.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade