Detran fará mutirão de renovação da CNH; veja onde e como participar

A renovação da CNH deve ser feita periodicamente pelos motoristas. Caso não façam, estarão sujeitos ao pagamento de multa e a perda de sete pontos na carteira, por exemplo.

A renovação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) é um procedimento obrigatório que deve ser realizado pelos motoristas periodicamente. Os condutores com menos de 50 anos de idade devem renovar o documento a cada 10 anos. Já aqueles com idade entre 50 e 69 devem fazer o procedimento a cada 5 anos. Para os motoristas com mais de 70 anos de idade, a validade da habilitação é de três anos.

continua depois da publicidade

O objetivo da renovação da CNH é avaliar as condições físicas e mentais do motorista. Vencida a validade da habilitação, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), permite que o condutor dirija com o documento vencido por 30 dias.

Porém, uma vez ultrapassado esse prazo, ele estará cometendo uma infração gravíssima, com punição de pagamento de multa no valor de R$ 293, 47, além da perda de sete pontos na carteira. Ademais, o motorista tem o seu direito de dirigir suspenso até adequar o documento.

Vale lembrar que este ano o prazo para a renovação da carteira de motorista voltou a ser de 30 dias. O prazo foi alterado para oito meses por conta da pandemia de COVID-19. Essa regra somente ainda é válida para a CNH que venceu até dezembro de 2022.

continua depois da publicidade
Leia também

Se você, motorista, precisa renovar a sua habilitação até 31 de janeiro deste ano e não quer sofrer as punições de conduzir veículo com o documento vencido, saiba que o Detran de um estado brasileiro está realizando mutirão para renovação da CNH. A seguir, confira qual é esse estado e como participar.

Onde o Detran fará mutirão de renovação da CNH?

O Detran que fará mutirão de renovação da CNH é do estado de São Paulo. A ação será realizada no próximo sábado (28), em parceria com o Poupatempo. O objetivo é atender os condutores que precisam regularizar o documento até o dia 31 de janeiro.

continua depois da publicidade

Entre esses motoristas estão aqueles que tiveram a habilitação vencida em maio de 2022, cujo prazo de renovação havia sido prorrogado por meio da Deliberação 243 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de novembro de 2021.

Esse será o segundo mutirão realizado este ano pelo Detran de São Paulo em parceria com o Poupatempo. O primeiro ocorreu no dia 21 de janeiro e nele 9,7 mil atendimentos foram concluídos.

Como participar do mutirão de renovação da CNH?

Nessa segunda edição do mutirão de renovação da CNH serão distribuídas 10,2 mil vagas em todos os postos do Poupatempo no estado de São Paulo.

continua depois da publicidade

Para participar, o motorista deve fazer o agendamento prévio. Esse deve ser feito pelos canais eletrônicos oficiais do Poupatempo, quais sejam:

  • Site do Poupatempo;
  • Aplicativo Poupatempo Digital (Android e iOS);
  • Totens de autoatendimento do Poupatempo;
  • Assistente virtual, chamado P. Ele está disponível também no WhatsApp, com o número (11) 95220-2974.

O mutirão será realizado no próximo sábado (28), das 7h às 13h ou das 9h às 13h, de acordo com a unidade escolhida pelo motorista no ato do agendamento.

O Poupatempo destaca, no entanto, que para os casos de renovação simplificada da CNH, o motorista não precisa comparecer presencialmente a um dos postos no dia do mutirão. Isso porque, essa renovação deve ser feita preferencialmente forma remota, tanto pelo Poupatempo quanto pelos canais do Detran.SP.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade