Nômades digitais terão direito a visto de trabalho na Espanha; entenda

Permissão para trabalho no país é voltado a trabalhadores remotos, que podem passar curtos ou longos períodos, de acordo com suas funções.

Na onda das novas possibilidades de trabalho que a tecnologia proporcionou, a Espanha passará a oferecer um novo tipo de visto, voltado para pessoas que trabalham de maneira remota, os chamados nômades digitais.

A medida é uma forma de atrair novos talentos para o país europeu e faz parte da Lei das Startups, que conta com um pacote de medidas que permitem a criação de um ecossistema favorável para o desenvolvimento de empresas.

Visto de trabalho para nômades digitais

A partir de janeiro de 2023, a Espanha vai entrar para a lista de países europeus que proporcionam visto para nômades digitais. Com a medida, os profissionais vão poder morar na Espanha e trabalhar no país sem um visto tradicional de trabalho.

O visto terá validade de seis meses a um ano e poderá ser estendido se o trabalhador estrangeiro solicitar a autorização de residência temporária, que pode ser renovada por até cinco anos e depende de um trâmite legal junto ao serviço de imigração do país.

Essa medida de implementar o visto para nômades digitais faz parte da Lei das Startups, que conta com um conjunto de outras medidas que permitem a criação de um ecossistema formado por empresas que trabalham com tecnologia.

Atrativos para o visto

A partir de janeiro, a Espanha será mais um país europeu com visto para nômades digitais trabalharem por lá. Sendo assim, a medida tem como objetivo alcançar freelancers, ou seja, pessoas que trabalham de forma remota.

Um dos requisitos é que o trabalhador tenha pelo menos 80% da renda vinda de empresas do exterior. A lei prevê também uma renda mínima estipulada pelo governo para se enquadrar na lei do visto que ainda não foi anunciada, entretanto estima-se que o montante gire em torno dos 2 mil euros por mês (equivalente a R$ 11 mil).

A diretriz lançada pelo governo espanhol faz parte do Startup Act, planejado desde o começo de 2022, foi aprovado em novembro, entrando em vigor em janeiro de 2023.

Um dos grandes atrativos do visto para nômade digital é poder trabalhar em toda a Espanha, o que significa dizer que basta escolher entre alguns dos muitos destinos famosos espanhóis para morar.

Leia também

você pode gostar também

5G: Mais de 75 cidades brasileiras têm sinal autorizado pela Anatel

Nesta semana, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) liberou o sinal de 58 em mais de 75 cidades brasileiras, localizadas próximos de capitais. A expectativa é continuar ampliando o acesso à tecnologia.

Censo 2022: IBGE deve liberar os resultados em abril

Após uma sequência de adiamentos e entraves na realização do Censo 2022, o IBGE atualizou a previsão de divulgação dos resultados. As operações seguem ao longo de fevereiro.

Motocicletas ficarão isentas do IPVA 2023? Entenda a nova lei

No último ano, o projeto legislativo que prevê a isenção para motocicletas foi sancionado com força de lei. Porém, existem condições específicas de elegibilidade para a medida.

Bradesco tem mais de 40 vagas de emprego disponíveis; veja os cargos

Vagas de emprego disponíveis são destinadas a diversas áreas, em agências da instituição bancária, espalhadas por todo o país.

Detran fará mutirão de renovação da CNH; veja onde e como participar

A renovação da CNH deve ser feita periodicamente pelos motoristas. Caso não façam, estarão sujeitos ao pagamento de multa e a perda de sete pontos na carteira, por exemplo.

Vale-alimentação deve ter novas regras a partir de março de 2023

Vale-alimentação deixará de ser regulado pelo Banco Central, facilitando a entrada de novas empresas no mercado. Veja o que muda.