Não responder ao Censo pode gerar multa alta; veja qual é o valor

Cidadãos devem ficar atentos ao procedimento do IBGE de 2022, que é obrigatório por lei; a escolha de não responder ao Censo pode gerar uma multa alta.

O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) é a principal fonte de referência para entender as condições de vida da população em todo o país.

continua depois da publicidade

A unidade de coleta utilizada é a pessoa residente durante uma determinada referência, que resida no território nacional. O processo é uma obrigação legal de todos os cidadãos, e não responder ao Censo pode gerar multa alta.

O procedimento foi acionado pelo IBGE em agosto, levantando informações sobre o perfil e densidade populacional do Brasil. A última pesquisa foi realizada em 2010. Até o momento, muitos recenseadores estão tendo dificuldades com vários moradores de determinadas regiões.

Com base em dados do instituto, cerca de 17% dos brasileiros ainda não responderam ao Censo deste ano. Este atraso prejudica outras pesquisas cruciais, como os indicadores do mercado de trabalho. Por conta do problema, é provável que a coleta só termine em janeiro de 2023; o trabalho concluído no país até então é de cerca de 82,7%.

continua depois da publicidade
Leia também

Não responder ao censo pode gerar multa alta: entenda

A recusa quanto à resposta do Censo pode gerar uma multa de até 10 salários mínimos, ou seja, mais de R$ 12 mil. Conforme apontado pela Lei nº 5.534, de 14 de novembro de 1968, toda pessoa natural ou jurídica de direito público ou privado sob a jurisdição da lei brasileira deve prestar as informações solicitadas pelo IBGE.

Além da recusa, quem mentir nas respostas também está sujeito a pagar a mesma multa, caso seja infrator primário. Caso seja reincidente, pode ser cobrado até mesmo o dobro deste valor.

continua depois da publicidade

Para escapar desta cobrança, basta informar os dados dentro do prazo fixado no auto da infração. Mesmo ao desembolsar o total, porém, o cidadão ainda deve participar do levantamento de forma obrigatória.

Acredita-se que a baixa percentagem de respostas não está relacionada à recusa dos brasileiros, mas sim ao baixo número de recenseadores trabalhando no momento. Mesmo assim, as tentativas de contato feitas com moradores são incontáveis; alguns funcionários chegam a passar em algumas moradias até cinco vezes.

Caso ainda haja a negativa, o indivíduo recebe uma notificação para que possa responder a pesquisa online.

continua depois da publicidade

Participação remota

Vários cidadãos alegam não receber os pesquisadores em suas casas por medo de serem falsos recenseadores, ou até para evitar contato com desconhecidos durante a pandemia de Covid-19. Nestes casos, basta responder a pesquisa por telefone ou pela internet.

Para isso, é preciso solicitar o questionário diretamente com um responsável, que deve entregar um ticket com validade de sete dias para realizar o procedimento. Da mesma forma, as respostas podem ser enviadas pelo site oficial, ou pelo telefone, no número 0800-721-8181.

Recentemente, o instituto passou a disponibilizar o Disque-Censo 137 para todos os estados do país. Este serviço será disponibilizado aos poucos, e é importante conferir no portal se a alternativa já está disponível em determinados municípios.

A ligação para responder as perguntas é gratuita e pode ser feita por um telefone fixo ou celular todos os dias da semana, das 8h às 21h30. De acordo com o órgão, existem 120 agentes censitários de prontidão para conduzir o procedimento.

Este serviço foi lançado no dia 30 de novembro, inicialmente para o Piauí e Sergipe. Sua expansão vem ocorrendo de forma gradativa. Ele chegou ao Alagoas e ao Rio Grande do Norte no último dia 12/12.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade