Pix natalino: Nubank alerta sobre novo golpe circulando na internet

Novo golpe circulando na internet é conhecido como Pix natalino, mas o Nubank se posicionou publicamente contra esses roubos qualificados na internet.

Em primeiro lugar, o Pix natalino é um dos nomes populares da falsa promoção chamada Nubank Natal Feliz. Basicamente, é um novo golpe que está circulando na internet, mas a instituição financeira se posicionou publicamente contra essas tentativas de roubo qualificado.

continua depois da publicidade

Mais do que o combate às fraudes, é fundamental que os usuários saibam se prevenir de situações assim. Desse modo, podem proteger os próprios dados e fugir de ofertas tentadoras ou maliciosas. Saiba mais a seguir:

Que história é essa de Pix natalino do Nubank?

Em primeiro lugar, uma mensagem enganosa utilizando o nome do Nubank para aplicar um novo golpe está circulando na internet. Basicamente, consiste em uma informação compartilhada através do WhatsApp que ofereceria R$ 50 reais via Pix para os clientes da instituição.

Leia também

Para obter os valores da falsa campanha Nubank Natal Feliz, seria necessário que os cidadãos acessassem um link fraudulento. Ao acessar, os dados pessoais e informações bancárias podem ser roubadas, colocando o usuário em risco.

continua depois da publicidade

Além disso, o golpe acompanha uma imagem da logomarca do Nubank para conferir a veracidade à informação. Mais ainda, a mensagem do WhatsApp utiliza o senso de urgência, incitando-a a agir rápido antes que os fraudulentos cupons do Pix sejam resgatados.

Desse modo, o indivíduo é impulsionado a clicar no link sem pensar duas vezes, pois se trata de uma técnica da engenharia social. Em posicionamento recente, o Nubank afirmou e garantiu aos clientes que não está realizando nenhuma campanha de Natal, mas também informou como se proteger desse tipo de golpe.

continua depois da publicidade

Caso você receba alguma mensagem do Pix Natalino, não clique no link e não forneça informações pessoais. Se possível, denuncie diretamente ao aplicativo do WhatsApp como mensagem irregular, pois a plataforma será notificada do golpe e crime de phishing.

Em resumo, crimes de phishing são ameaças virtuais e crimes cibernéticos. Por meio de mensagens como a falsa campanha do Nubank Natal Feliz, os golpistas conseguem tirar proveito de outras pessoas na internet.

Os cidadãos que entraram no link e tiveram os dados expostos podem acessar o canal de atendimento do Nubank. Ademais, está disponível um guia de emergência por meio do SOS Nu, com instruções específicas para casos de crimes digitais, fraude ou golpe.

continua depois da publicidade

Como se proteger de golpes circulando na internet

A principal forma de se proteger de golpes circulando na internet é desconfiar das oportunidades que surgem por meio do WhatsApp, mensagem do SMS e outras redes sociais. Sendo assim, a primeira dica é duvidar de propostas que parecem boas demais para ser verdade, como ganho de dinheiro rápido e em troca de dados.

Ou seja, a garantia de pagamentos caso você clique em links, preencha formulários ou faça procedimentos simples é um sinal de fraude financeira e golpe cibernético. Ademais, outra ferramenta utilizada por parte dos golpistas é apelar para a urgência, pressa e cobrança contínua a fim de deixar o receptor nervoso.

Assim, conseguem garantir que a pessoa aja dentro da solicitação, seja sem pensar duas vezes ou por nervosismo. Comumente, isso acontece nos casos em que o golpe é pautado em riscos de perder o acesso à conta, ou até mesmo ao dinheiro completo, por exemplo.

Por fim, tome cuidado com os links, arquivos, áudios, mensagens encaminhadas e textos longos demais. No geral, podem ser uma espécie de vírus que vão travar o seu aparelho ou atacar diretamente o aplicativo do banco. Confie somente nas informações transmitidas por meios oficiais, como o e-mail e a própria plataforma.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade