Novo prefixo para ligações de cobrança é aprovado pela Anatel

Medida tem objetivo de evitar que abusos sejam cometidos por call centers responsáveis por cobrarem dívidas dos consumidores.

As ligações de cobrança de dívidas serão realizadas a partir de um novo prefixo, conforme aprovação da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Essa medida tem objetivo de evitar que abusos sejam cometidos por call centers responsáveis por cobrarem dívidas dos consumidores.

continua depois da publicidade

Antes dessa determinação, as atividades de cobrança não possuíam um código numérico específico. Assim, a medida tem inspiração na implementação do código 0303, que já é usada para identificar chamadas de telemarketing.

Desde o dia 8 de junho, todas as companhias do setor que fazem ofertas via chamadas telefônicas devem utilizar o código 0303 como prefixo.

Novo prefixo para ligações de cobrança

Leia também

Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou a criação do prefixo 0304 na última quinta-feira, 3 de novembro, em ligações para cobrança. A medida deve começar a valer em breve.

continua depois da publicidade

A Anatel visa coibir abusos dos call centers responsáveis por ligarem para falar sobre dívidas dos consumidores. Isso pode compreender horários indevidos de cobrança, além de uma certa insistência no contato.

A ideia de padronizar o prefixo foi do conselheiro Emmanoel Campelo, relator da proposta, por entender que as cobranças têm peso igual ou maior em potencialidade ofensora às pessoas que recebem as chamadas.

De acordo com ele, a mudança compreende um conjunto de ações adotadas pela agência no combate à atuação abusiva das empresas da área.

continua depois da publicidade

O objetivo é permitir que o consumidor identifique as chamadas provenientes de atividades de cobrança antes de atender.

Além disso, vai evitar que chamadas curtas, de zero a três segundos, realizadas por robôs e normalmente utilizadas para prova de via pelas companhias para saber se a linha existe, sejam realizadas.

Essa medida será incluída no Brasil por atos da Superintendência de Outorgas e Recursos à Prestação da Anatel.

Como bloquear chamadas inconvenientes?

A Agência Nacional de Telecomunicações também lançou uma opção que permite bloquear recebimento de ligações de telemarketing por meio da plataforma “Não me Perturbe”. Os interessados nesse serviço devem entrar no site e efetuar um cadastro.

continua depois da publicidade

Após o cadastro, esses serviços serão bloqueados pela plataforma em até 30 dias. Esse é um dos principais meios utilizados para evitar essas ligações.

O usuário interessado nesse bloqueio pode baixar ainda o aplicativo Call Control. Uma das vantagens do aplicativo é que ele bloqueia não somente telefones de empresas de telemarketing, mas de números de contatos indesejados.

Também já existe uma lista com números de empresas de telemarketing que podem ser bloqueadas após seleção do usuário.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade