e-Título no 2º turno: veja prazo e como emitir a versão digital pelo aplicativo

O e-Título no 2º turno permite que os cidadãos confiram informações como local de votação, seção e outros detalhes essenciais do processo.

Com a aproximação do 2º turno das eleições 2022, cidadãos devem ficar atentos aos prazos para acessar o e-Título, aplicativo da Justiça Eleitoral que substitui o título de eleitor impresso para facilitar o processo no dia das eleições.

continua depois da publicidade

O e-Título no 2º turno pode ser utilizado por todos os eleitores e permite acesso rápido a várias informações eleitorais. O app, lançado em 2018, pode ser baixado em sistemas Android ou iOS, ou até mesmo no tablet. O e-Título disponibiliza vários serviços online, sem que o cidadão precise ir até um cartório.

Por meio da ferramenta, é possível gerar certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais, consultar o local de votação do eleitor, fazer a justificativa de ausência no 2º turno e emitir e pagar multas.

Vale lembrar que, para utilizar o aplicativo no lugar do título impresso durante as eleições, é preciso que o eleitor tenha feito cadastramento biométrico. Caso contrário, será necessário apresentar junto ao documento digital uma identificação com foto.

continua depois da publicidade
Leia também

e-Título no 2º turno: como emitir a versão digital

Cidadãos que desejam utilizar o e-Título no 2º turno devem ficar atentos aos prazos. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), só será possível baixar o app até o dia 29 de outubro, neste sábado. No dia 30, durante as eleições, ele não estará disponível para download e só deve retornar no dia 31.

No caso dos eleitores que já utilizaram o aplicativo no primeiro turno ou em outras eleições, o título de eleitor digital não precisa ser emitido novamente. Seja como for, o TSE recomenda que todos que não possuem a versão digital se organizem e evitem baixá-lo de última hora.

continua depois da publicidade

Para emitir a versão digital, após fazer o download do aplicativo, é preciso clicar em “Próximo” e, então, “Começar no e-Título”. Ao aceitar os termos de uso da ferramenta, o procedimento é iniciado. A partir de então, só é necessário seguir o passo a passo:

  • Insira informações como o nome, data de nascimento, número de inscrição disponível no título impresso ou CPF. Igualmente, caso conste no RG, insira o nome da mãe e do pai e, então, clique em “Entrar no e-Título”;
  • Logo depois, é preciso responder três questões para confirmar a identidade. O e-Título solicita a alternativa correta em perguntas a respeito do documento de identificação, estado, endereço, cidade natal, grau de instrução e número de telefone, por exemplo;
  • Crie uma senha. Caso já tenha utilizado o aplicativo, insira a senha criada anteriormente, ou recupere-a clicando em “Esqueci minha senha”;
  • Existe ainda a possibilidade de ativar o desbloqueio do aplicativo com o leitor de impressão digital do celular, opção que será disponibilizada na tela.

Por fim, todos os dados do título de eleitor estarão disponíveis na aba “e-Título”. O aplicativo reúne diversas informações como nome, data de nascimento, número da zona eleitoral, seção, número de inscrição do título de eleitor, município e nome dos pais.

Da mesma forma, um QR Code permite que as informações sejam validadas. É importante ter em mente que o eleitor pode levar apenas o e-Título para votar caso esteja com a biometria em dia. Caso a foto não apareça no aplicativo, não será possível utilizar o app para ir até a urna.

continua depois da publicidade

Seja como for, o aplicativo ainda auxilia a encontrar o local de votação rapidamente, fornecendo um mapa que informa a localização.

No momento do voto, é exigido pelo TSE a apresentação de um documento com foto. Além do e-Título, é possível levar a carteira de identidade, de trabalho ou a CNH, por exemplo.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade