Até 19 de novembro, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a Caixa pretende disponibilizar R$ 1 bilhão em crédito para mulheres que queiram se registrar como microempreendedoras individuais (MEIs). O anúncio foi realizado pela presidente do banco, Daniella Marques, durante entrevista coletiva de lançamento do projeto.
Fruto de parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), a nova linha ofertará empréstimo médio de R$ 1 mil em linha de crédito específica para mulheres, mesmo àquelas que estejam negativadas (com restrição de crédito), segundo Daniella.
De acordo com a Caixa, somente após três meses de formalização como MEI é que será possível solicitar o crédito por antecipação de recebível e cartão de crédito. Para requerer o empréstimo, interessadas deverão se cadastrar como microempreendedoras individuais e, também, passar pelo curso do Sebrae.
O projeto é um desdobramento do Caixa pra Elas – Empreendedoras, lançado em outubro também em parceria com o Sebrae. “A iniciativa visa formalizar 30 milhões de mulheres empreendedoras”, estipula a instituição.
Conforme o Serviço de Apoio, o projeto conta com três frentes: formalização e orientação para atuação como MEI, treinamento com cursos on-line e gratuitos e acesso a soluções bancárias e de crédito com condições mais vantajosas.
O que devo avaliar antes de pedir um empréstimo?
Por enquanto, a Caixa não divulgou quais serão as taxas de juros e os prazos para pagamentos. A expectativa é que os valores estejam disponíveis até novembro. Para se ter ideia, carteiras similares do banco contam com juros de 1,99% a 3,60% ao mês (Caixa Tem) e a partir de 3,02% mensais (empréstimo pessoal).
O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor alerta para a necessidade de contratação consciente de qualquer tipo de linha de crédito, já que a decisão pode levar ao endividamento, se não for devidamente planejada. Confira as dicas do Idec antes de recorrer a empréstimos bancários:
- Analise se realmente precisa do dinheiro que pretende pegar emprestado;
- Planeje a contratação de crédito e avalie se consegue pagá-la;
- Faça as contas e compare as condições oferecidas por outras empresas;
- Blinde-se contra propagandas que vendem “felicidade” e “realização de sonhos”, lembrando-se de que não existe “dinheiro fácil”;
- Leia todas as informações presentes na propaganda, inclusive as que estão no rodapé, em letras quase ilegíveis.
Saiba mais: Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino
O prazo-limite anunciado pela Caixa para disponibilização do empréstimo é 19 de novembro, Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.
A data foi criada pela ONU Mulheres há oito anos, em 2014, com o objetivo de reunir 150 países em busca de soluções para combate à desigualdade salarial no ambiente corporativo e valorização do protagonismo feminino.
Dados do Global Entrepreneurship Monitor 2020 (GEM) coletados pelo Sebrae revelam que as brasileiras já são mais da metade do número total de empreendedores no país – entre os 52 milhões, 30 milhões são mulheres.