Nova restituição do IR é liberada pela Receita; veja quem pode solicitar

Novo tipo de restituição do imposto de renda passa a ser isento e contribuintes poderão recuperar os valores cobrados indevidamente nos últimos cinco anos.

A Receita Federal já efetuou o pagamento de todos os cinco lotes de restituição do imposto de renda referente ao ano de 2022. No entanto, existe um grupo de pessoas que pode ter direito a restituir não apenas o ano corrente, mas os últimos cinco anos devido a pagamentos indevidos.

A decisão foi do Supremo Tribunal Federal (STF) e vai beneficiar pessoas que tiveram o pagamento indevido de impostos. Confira se você terá direito.

Nova restituição do imposto de renda

Conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), a Receita Federal não poderá tributar pensões alimentícias. Com isso, quem teve essa cobrança poderá solicitar a restituição do imposto de renda dos últimos cinco anos.

Até então, ao fazer a declaração, o contribuinte deveria colocar os valores relativos à pensão alimentícia em seu imposto de renda na categoria “rendimento tributável”.

Com a decisão proveniente da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 5422, ajuizada pelo Instituto Brasileiro de Direito de Família (IBDFAM), as pensões alimentícias não poderão mais ser tributadas.

Agora esses rendimentos passam a ser isentos. A grande notícia para os contribuintes é que a isenção não vale apenas para o ano corrente ou para as próximas declarações, uma vez que o Governo deverá devolver os valores cobrados nos últimos cinco anos.

Confira também outros 9 rendimentos que são isentos de imposto de renda para o ano de 2022.

Como solicitar a restituição do imposto de renda?

Os rendimentos de pensão alimentícia não serão mais declarados na guia rendimento tributável. A partir de agora, os contribuintes deverão fazer essa declaração na opção rendimento isento e não tributável.

Será possível solicitar a restituição dos últimos cinco anos por meio de uma declaração retificadora. Vale salientar que para cada ano de cobrança indevida, o contribuinte deverá fazer uma nova retificação.

Esta solicitação poderá ser feita pelo Programa Gerador da Declaração, que está disponível no Portal e-CAC ou pelo aplicativo Meu Imposto de Renda.

Ao preencher a retificação, será necessário excluir o valor da pensão, que se encontra em “imposto tributável” e informar esse mesmo valor na opção “rendimentos isentos e não tributáveis/outros“, devendo especificar que se trata de pensão alimentícia.

Após essa alteração, o saldo de imposto a restituir será superior ao que foi pago em um dos cinco lotes de restituição de 2022 e você receberá a diferença por meio de pagamento na rede bancária.

Passo-a-passo para solicitar a retificação

Se você efetuou o pagamento do imposto referente a pensão alimentícia nos últimos cinco anos, veja o passo a passo para recuperar o valor cobrado indevidamente:

  1. Acesse o programa gerador de declaração por meio do Portal e-CAC ou o aplicativo Meu Imposto de Renda;
  2. Localize a declaração a ser retificada;
  3. Exclua o valor que você declarou referente ao pagamento da pensão alimentícia no campo rendimento tributável;
  4. Insira o mesmo valor na opção de rendimentos isentos e não tributável/outros, não esquecendo de mencionar que se trata de pensão alimentícia;
  5. Não altere os valores que constam em imposto pago ou retido na fonte;
  6. Finalize a declaração e observe se o saldo de imposto a restituir foi superior ao já pago em um dos cinco lotes. Se sim, basta aguardar o pagamento.

Leia também

você pode gostar também

Suspensão do consignado INSS: mais bancos deixam de oferecer o crédito

Diferentes instituições financeiras anunciaram a suspensão do empréstimo consignado INSS após governo reduzir a taxa limite de juros.

ChatGPT: nova atualização permite que a IA “enxergue” imagens

Uma nova versão do sistema de inteligência artificial que alimenta o popular chatbot possui melhores habilidades de linguagem e até 'entende' fotos.

Consignado do INSS: Caixa e Banco do Brasil deixam de ofertar o crédito

Decisão ocorre após o Conselho Nacional de Previdência reduzir a taxa máxima de juros dessa modalidade de crédito.

A África está se partindo e novo oceano pode surgir na Terra

A África tornou-se palco de um fenômeno que fascinaria qualquer geólogo: a fratura de um continente. Há dois anos, surgiram as evidências mais claras desse processo. Leia e entenda a seguir.

Concursos públicos somam mais de 28,6 mil vagas abertas no Brasil

Concursos abertos no Brasil contam com mais de 28,6 mil vagas abertas, sendo que as oportunidades são para diferentes níveis de escolaridade.

Alerta: chuvas intensas em 1.195 municípios brasileiros, diz INMET

As chuvas intensas seguem sem dar trégua em várias regiões do país, e o Inmet emitiu recentemente um novo alerta de "Perigo" para passadas em 1.195 municípios.