Score da Serasa é alterado em 2022; veja como isso afeta a sua pontuação

A Serasa está realizando atualizações graduais em seu Score que podem mudar a experiência do consumidor em relação a sua pontuação.

Neste mês de outubro, a Serasa realizou uma nova atualização no seu sistema de pontuação, chamado de Score. Essa ferramenta serve para calcular a saúde financeira das pessoas, determinando se alguém é ou não um bom pagador. Nesse sentido, a versão 2.0 do Score da Serasa deve beneficiar muitos brasileiros.

Leia também

Esse é mais um passo do processo gradual de melhorias no sistema que só serão efetivadas no mês de dezembro. As adaptações começaram a ser feitas em 2021, após o lançamento do Cadastro Positivo. Ele reúne um histórico do seu comportamento financeiro, permitindo que os bancos vejam qual a sua reputação.

O que mudou no Score da Serasa?

score da serasa, serasa score
Foto: montagem / Pexels – Canva PRO.

O cálculo pontuação utiliza um sistema de pesos para determinar as probabilidades de pagamento em dia, atraso ou inadimplência por parte do consumidor. Em outubro, a ferramenta passou por uma atualização no índice de importância da quitação de contas e renegociação de dívidas.

A partir disso, os critérios do Score da Serasa que determinam os pesos por comportamento financeiro foram alterados. Por exemplo, o Cadastro Positivo apresenta qual o nível de comprometimento que a pessoa tem com suas finanças. Por isso, esse histórico recebe um peso maior na conta, sendo de 56%.

Outros percentuais de importância no cálculo que sofreram alterações foram:

  • Quitação de dívidas: subiu de 20% para 33%;
  • Consulta por CPF: diminuiu de 17% para 6%;
  • Participação em pequena ou microempresa: diminuiu de 7% para 6%.

Antes das adaptações no sistema, cada pessoa só podia verificar sua pontuação. Ou seja, não era possível saber porque o número foi alterado. A partir de agora, os consumidores poderão conferir seu histórico financeiro e entender porque os pontos aumentaram ou diminuíram.

“A principal mudança na versão 2.0 do Serasa Score é que o consumidor entenderá de maneira muito mais clara o que influencia na sua pontuação”, pontuou a gerente. Dessa forma, o consumidor terá acesso às justificativas e poderá se organizar melhor financeiramente.

Qual a influência da atualização do Score?

O Score da Serasa varia de 0 a 1000 pontos, servindo como medidor para acesso a diferentes serviços. Por exemplo, uma pessoa que tem um bom histórico de pagamentos tem uma pontuação melhor e, consequentemente, mais chances de conseguir um empréstimo.

Isso porque a quantidade de pontos indica se essa pessoa é fiel ou não aos seus compromissos financeiros. Sendo assim, a pontuação pode diminuir conforme o atraso nas contas e a falta de quitação de dívidas. Já o pagamento em dia e renegociação de valores em abertos podem melhorar a reputação.

“O Serasa Score afeta a vida de milhões de brasileiros que buscam crédito. Trabalhamos constantemente para que ele se mantenha fiel à realidade financeira dos consumidores. Por isso que as atualizações tecnológicas precisam ser permanentes”, explicou Amanda Castro, gerente executiva do Serasa Score.

A instituição também informou que, com as mudanças no Score da Serasa:

  • 44% dos brasileiros terão sua pontuação aumentada;
  • 23% devem ter seus pontos reduzidos; e
  • 33% não sofrerá nenhuma alteração na pontuação.

Como acessar o Score Serasa 2.0?

Para verificar qual é a sua pontuação e as justificativas para ela, basta fazer uma consulta pelo site da Serasa. O procedimento é gratuito e requer que você tenha uma conta no portal. Depois de se cadastrar, você deve:

  1. Acessar o seu perfil com CPF e senha;
  2. Ir na sua pontuação e selecionar “Entenda seu Score”;
  3. Ler as informações sobre o seu Score da Serasa.

Você terá acesso ao seu histórico de pagamento, às últimas seis variações de pontuação, explicações das mudanças e o que impacta a sua pontuação.

Leia também


você pode gostar também

Multi+: rival da Netflix chega ao Brasil com assinatura acessível; veja valores

Você já conhece a Multi+? Ela é o novo serviço de streaming que chegou ao mercado brasileiro com preços bastante atrativos. Leia e descubra como funciona seus planos de assinatura.

Como será o tempo no mês de dezembro? INMET divulga a previsão

Semelhante ao que aconteceu nos últimos meses, a chuva deve se intensificar em alguns estados e aplacar em outros por causa do fenômeno natural La Niña.

Escavação no Coliseu encontra vestígios alimentares de 2 mil anos atrás

A construção do Coliseu começou sob o governo de Vespasiano, em 72 d.C., e foi concluída oito anos depois, durante o império de Tito.

Cadastro Positivo oferece benefícios a bons motoristas; saiba participar

O Registro Nacional Positivo de Condutores oferece benefícios aos bons motoristas, como descontos e incentivos pela conduta no trânsito. Porém, existem regras específicas para participar.

Projeto prevê limite de juros em consignado para famílias de baixa renda

O projeto em tramitação no Senado Federal possui como principal objetivo controlar o endividamento das famílias brasileiras de baixa renda, por conta dos juros acumulados através dos empréstimos consignados no país.

INMET alerta: risco de tempestade e chuvas intensas em mais de 1,6 mil cidades

Avisos de chuvas intensas e tempestade são válidos até às 10h deste sábado (03/12), segundo o órgão. Veja áreas que podem ser afetadas.