Caixa oferece renegociação de dívidas; descontos de até 90%

A renegociação de dívidas da Caixa Econômica Federal oferece descontos de até 90%, com condições especiais aos clientes que optarem pelo pagamento à vista.

Em outubro deste ano, a Caixa Econômica Federal lançou mais uma edição da campanha “Você no Azul” para renegociação de dívidas aos brasileiros. Neste sentido, estima-se que pessoas físicas e jurídicas com dívidas vinculadas à instituição financeira poderão receber até 90% de desconto, a depender do contrato.

continua depois da publicidade

Apesar da abrangência da iniciativa, a campanha não inclui financiamentos imobiliários ou dívidas agrícolas. Em contrapartida, deve-se renegociar os valores dos demais contratos, sendo que não há limite para participação da ação. Sendo assim, questões como cartão de crédito e cheque especial estão previstos entre os casos atendidos.

Como funciona a renegociação de dívidas da Caixa?

Em primeiro lugar, a renegociação de dívidas da Caixa Econômica Federal acontece por meio da campanha Você no Azul. Como um mecanismo para combater a inadimplência e auxiliar os brasileiros a limparem o próprio nome, a iniciativa surgiu em 2017 e atendeu milhões de cidadãos desde a implementação no país.

Leia também

De acordo com a instituição financeira, a renegociação será realizada sobre o valor total da dívida, o que varia de acordo com a modalidade do empréstimo e também com as condições de cada contrato.

continua depois da publicidade

Nos casos em que os pagamentos forem realizados à vista, há a possibilidade de receber um valor maior no desconto, mas alguns casos permitem o parcelamento.

A previsão é que o Você no Azul atenda os brasileiros com acordos fechados entre outubro e o dia 29 de dezembro, antes do período de recesso dos bancos e demais instituições financeiras. Para realizar a renegociação de dívidas, pode-se comparecer presencialmente nas agências da Caixa Econômica Federal.

Além disso, a campanha disponibiliza a possibilidade de ir às casas lotéricas para realizar o acordo, assim como o internet banking da instituição e o aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. Outras possibilidades incluem o site da campanha e também pelo WhatsApp, através do número 0800 104 0104.

continua depois da publicidade

A fim de atender o maior número de brasileiros possível, a Caixa Econômica Federal realizará mutirões de renegociação em parte dos estados brasileiros. Neste caso, algumas cidades receberão um caminhão especial da Caixa com atendentes especializados para realizar a quitação da dívida.

A expectativa da instituição é atender 4 milhões de clientes que são pessoas físicas e cerca de 396 mil pessoas jurídicas com contratos a serem renegociados. Em números mais específicos, a Caixa Econômica acredita que mais de 80% dos clientes contemplados poderão quitar as dívidas por até R$ 1 mil.

continua depois da publicidade

Para limpar o nome dos brasileiros que optarem pela campanha, os cadastros de restrição ao crédito serão eliminados em até cinco dias úteis após o pagamento.

Qual o cenário da inadimplência no Brasil?

De acordo com um levantamento do Serasa, divulgado em julho deste ano, existem mais de 66,6 milhões de brasileiros com os nomes negativados por conta de dívidas ativas.

Neste sentido, estima-se que somente em maio deste ano houve um aumento de 4 milhões de nomes negativados, com um aumento de 6,3% em relação ao período anterior.

No geral, as dívidas registradas estão, em sua maioria, no segmento de bancos e cartões (28,2%), Além disso, dívidas com contas essenciais, como de água e luz, somam 22,7% do total.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade