Quais são os próximos feriados nacionais de 2022? Veja datas restantes

O ano de 2022 teve, até o momento, seis feriados e cinco pontos facultativos, restando ainda alguns feriados nacionais.

O calendário oficial de datas e feriados de 2022 foi divulgado no ano passado, em dezembro. Com a chegada do fim do ano, passada a marca dos últimos três meses de 2022, o país ainda terá três feriados nacionais e um ponto facultativo. O feriado nacional mais recente foi na última quarta-feira (12), no dia de Nossa Senhora Aparecida.

Leia também

Diferente de outros anos, neste ano, os feriados prolongados foram escassos. O único ocorreu durante a Semana Santa, em 15 de abril, uma sexta-feira.

No geral, as datas foram oficializadas por meio de uma portaria do Ministério da Economia, divulgada no Diário Oficial da União (DOU) do dia 22 de dezembro de 2021.

Com base nas informações liberadas por meio do documento, 2022 possui nove feriados nacionais e cinco pontos facultativos.

Atualmente, ainda restam três feriados nacionais e um ponto facultativo. Após o dia 12 de outubro, o próximo feriado nacional será no dia 2 de novembro, o dia de Finados.

Calendário oficial: próximos feriados nacionais de 2022

feriados nacionais, feriado
feriados nacionais, feriado. Foto: montagem / Pexels – Canva PRO

De acordo com a portaria, é vedado aos órgãos e entidades integrantes do Sistema de Pessoal Civil da Administração Federal a decisão de antecipar ou postergar um ponto facultativo.

O próximo e último ponto facultativo, por exemplo, no dia 28 de outubro (art. 236 da Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990), representa o Dia do Servidor Público.

Vale lembrar que, no calendário oficial, não constam feriados estaduais e municipais. Estes são divulgados apenas por governos locais. Assim, os próximos feriados nacionais de 2022 são:

  • 2 de novembro: Finados;
  • 15 de novembro: Proclamação da República;
  • 25 de dezembro: Natal.

Já em relação aos que já passaram, sobram seis feriados e cinco pontos facultativos. São eles:

  • 1º de janeiro, Confraternização Universal (feriado nacional);
  • 28 de fevereiro, Carnaval (ponto facultativo);
  • 1º de março, Carnaval (ponto facultativo);
  • 2 de março, quarta-feira de cinzas (ponto facultativo até as 14 horas);
  • 15 de abril, Paixão de Cristo (feriado nacional);
  • 21 de abril, Tiradentes (feriado nacional);
  • 1º de maio, Dia Mundial do Trabalho (feriado nacional);
  • 16 de junho, Corpus Christi (ponto facultativo);
  • 7 de setembro, Independência do Brasil (feriado nacional);
  • 12 de outubro, Nossa Senhora Aparecida (feriado nacional).

É importante ter em mente que todas as datas são estipuladas de acordo com a lei. Elas devem ser cumpridas por órgãos e entidades da administração pública federal direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.

Assim, não deve existir prejuízo da prestação de serviços que são considerados essenciais, o que justifica a necessidade do ponto facultativo.

O que é um ponto facultativo no calendário nacional?

O ponto facultativo funciona como um descanso que pode ou não ser oferecido aos trabalhadores. Ao contrário de um feriado, ele não é uma folga obrigatória.

Em datas comemorativas como o Carnaval, por exemplo, o dia de folga pode não ser garantido, com exceção de estados como o Rio de Janeiro, onde a data é um feriado estadual.

Pontos facultativos comuns são datas como o Carnaval, Corpus Christi e Dia do Servidor Público, ou vésperas como a de Natal ou Ano-Novo. De qualquer forma, tais dias são decididos pelo governo, que emite um documento anualmente a respeito destas informações.

Leia também


você pode gostar também

Multi+: rival da Netflix chega ao Brasil com assinatura acessível; veja valores

Você já conhece a Multi+? Ela é o novo serviço de streaming que chegou ao mercado brasileiro com preços bastante atrativos. Leia e descubra como funciona seus planos de assinatura.

Como será o tempo no mês de dezembro? INMET divulga a previsão

Semelhante ao que aconteceu nos últimos meses, a chuva deve se intensificar em alguns estados e aplacar em outros por causa do fenômeno natural La Niña.

Escavação no Coliseu encontra vestígios alimentares de 2 mil anos atrás

A construção do Coliseu começou sob o governo de Vespasiano, em 72 d.C., e foi concluída oito anos depois, durante o império de Tito.

Cadastro Positivo oferece benefícios a bons motoristas; saiba participar

O Registro Nacional Positivo de Condutores oferece benefícios aos bons motoristas, como descontos e incentivos pela conduta no trânsito. Porém, existem regras específicas para participar.

Projeto prevê limite de juros em consignado para famílias de baixa renda

O projeto em tramitação no Senado Federal possui como principal objetivo controlar o endividamento das famílias brasileiras de baixa renda, por conta dos juros acumulados através dos empréstimos consignados no país.

INMET alerta: risco de tempestade e chuvas intensas em mais de 1,6 mil cidades

Avisos de chuvas intensas e tempestade são válidos até às 10h deste sábado (03/12), segundo o órgão. Veja áreas que podem ser afetadas.