Na última segunda-feira, 03/10, o site da banca organizadora Cebraspe apresentou instabilidade para os usuários. Dessa maneira, o prazo de encerramento para as inscrições do concurso INSS acabou sendo prorrogado.
Lembrando que o concurso INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) está oferecendo 1.000 vagas imediatas e 2.373 vagas para formação de cadastro de reserva no cargo de Técnico do Seguro Social. A remuneração dos contratados será de R$ 5.905,79 em jornadas de 40 horas semanais. Saiba mais detalhes a seguir:
Concurso INSS: inscrições prorrogadas
Os interessados em concorrer às vagas do concurso INSS têm até as 23h59 do dia 4 de outubro de 2022 para solicitar inscrição, conforme novo prazo divulgado no site oficial do certame.
O Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação e Seleção e de Promoção de Eventos, o Cebraspe, é a banca organizadora responsável pela organização do concurso INSS. Assim, as inscrições devem ser solicitadas na página eletrônica do Cebraspe, com pagamento de taxa no valor de R$ 85,00.
Concurso INSS: confira a distribuição das vagas
Para disputar uma das vagas no cargo de Técnico do Seguro Social, é preciso que o candidato tenha certificado de conclusão de curso de ensino médio ou curso técnico equivalente.
As oportunidades deste concurso INSS estão distribuídas por Gerência Executiva do órgão (GEX). Dentre o total de vagas imediatas, 708 são para ampla concorrência, 90 para pessoas com deficiência e 202 para pessoas negras. Além das oportunidades para a GEX do Distrito Federal, os seguintes estados da federação serão contemplados com vagas:
- Acre – GEX Rio Branco;
- Alagoas – GEX Maceió;
- Amazonas – GEX Manaus;
- Amapá – GEX Macapá;
- Bahia – GEX Barreiras, Juazeiro, Salvador, Santo Antônio de Jesus, Feira de Santana, Itabuna e Vitória da Conquista;
- Ceará – GEX Fortaleza, Sobral e Juazeiro do Norte;
- Espírito Santo – GEX Vitória;
- Goiás – GEX Goiânia e Anápolis;
- Maranhão – GEX São Luís e Imperatriz;
- Minas Gerais – GEX Barbacena, Belo Horizonte, Governador Valadares, Juiz de Fora, Montes Claros, Contagem, Diamantina, Divinópolis, Ouro Preto, Poços de Caldas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia e Varginha;
- Mato Grosso do Sul – GEX Dourados e Campo Grande;
- Mato Grosso – GEX Cuiabá e Sinop;
- Pará – GEX Belém, Marabá e Santarém;
- Paraíba – GEX João Pessoa e Campina Grande;
- Pernambuco – GEX Garanhuns, Caruaru, Petrolina e Recife;
- Piauí – GEX Teresina;
- Paraná – GEX Curitiba, Londrina, Cascavel, Maringá e Ponta Grossa;
- Rio de Janeiro – GEX Duque de Caxias, Niterói, Campos dos Goytacazes, Petrópolis, Rio de Janeiro e Volta Redonda;
- Rio Grande do Norte – GEX Natal e Mossoró;
- Rondônia – GEX Porto Velho;
- Roraima – GEX Boa Vista;
- Rio Grande do Sul – GEX Pelotas, Porto Alegre, Canoas, Caxias do Sul, Ijuí, Novo Hamburgo, Passo Fundo, Santa Maria e Uruguaiana;
- Santa Catarina – GEX Blumenau, Florianópolis, Chapecó, Criciúma e Joinville;
- Sergipe – GEX Aracaju;
- São Paulo – GEX do ABCD, Araçatuba, Marília, Osasco, Piracicaba, Presidente Prudente, Araraquara, Bauru, Campinas, Guarulhos, Jundiaí, Ribeirão Preto, Santos, São João da Boa Vista, São José do Rio Preto, São Paulo, Sorocaba e Vale do Paraíba;
- Tocantins – GEX Palmas.
Também haverá oportunidades em cadastro reserva.
Concurso INSS: provas objetivas
A prova objetiva (P1) do concurso INSS conterá 50 questões de Conhecimentos Básicos, e a (P2) conterá 70 questões de Conhecimentos Específicos. A previsão é que as provas sejam aplicadas no dia 27 de novembro de 2022.
As provas objetivas trarão o estilo tradicional do Cebraspe, sendo questões de certo ou errado. Cada questão correta, tal como está no gabarito oficial, valerá 1,00 ponto.
No entanto, cada item valerá 1,00 ponto negativo se a resposta for discordante do gabarito oficial definitivo. Terá pontuação zero a questão sem marcação de alternativa ou marcada em duplicidade.
Concurso INSS: curso de formação
A grande novidade do concurso deste ano é quanto à existência do curso de formação para os aprovados no concurso INSS. A etapa terá carga horária de 180 horas presenciais, e será realizada nas cidades de Belém, Belo Horizonte, Brasília, Florianópolis, Fortaleza, João Pessoa, Manaus, Rio de Janeiro e São Paulo.
Essa etapa final também terá caráter eliminatório e classificatório. Serão convocados, nas primeiras turmas do curso de formação, os candidatos classificados na primeira etapa, desde que estejam encaixados dentro do número de vagas previsto no edital.