Quem ainda não recebeu a restituição do Imposto de Renda (IR) 2022 deve ter acesso aos valores no dia 30 de setembro. A Receita Federal autoriza que os contribuintes verifiquem sua situação uma semana antes dos depósitos. Sendo assim, a consulta do 5° lote da restituição do IR deve abrir nesta sexta-feira, 23 de setembro.
O procedimento é totalmente gratuito e realizado pela internet. A previsão é de que o sistema comece a funcionar a partir das 10h, no horário de Brasília. Esse será o último repasse para quem declarou o Imposto de Renda e pagou tributos além do necessário. Saiba mais na matéria abaixo.
Como consultar o 5° lote da restituição do IR?
A Receita Federal dividiu os contribuintes com direito à restituição do IR em cinco lotes. O primeiro foi pago no dia 31 de maio, mesma data em que foi encerrado o prazo para entregar a declaração do Imposto de Renda. Os outros três foram repassados nos dias 30 de junho, 31 de julho e 31 de agosto.
Em setembro, o 5° e último lote será transferido no dia 30 (sexta-feira) para as contas bancárias ou por meio da chave-Pix informadas no processo da declaração. Essa rodada deve contemplar as pessoas que deixaram para enviar o informe mais tarde ou precisarão fazer declaração retificadora.
Para esse grupo, a consulta da restituição do IR deve ser aberta no dia 23. Interessados em fazer a busca devem seguir o passo a passo abaixo:
- Acessar o site do governo, na área de verificação;
- Clicar no botão verde “Iniciar”;
- Informar CPF e data de nascimento;
- Escolher o ano “2022”;
- Digitar os caracteres apresentados no quadro;
- Clicar em “Consultar”.
Então você verá número da agência e nome do banco para onde será realizado o depósito. Também é possível fazer a busca pelo site da Receita Federal, acessando sua conta do Gov.BR. Essa precisa ser nível prata. A consulta da restituição do Imposto de Renda também informa o número do lote e a data de transferência.
Para quem já recebeu os valores, todas as informações já estão disponíveis. Já para quem será incluído no 5° lote, os dados só devem ser liberados no dia 23. Ou seja, caso essas pessoas façam a verificação antes, o resultado será apenas de que o pagamento ainda será feito.
O que fazer se o dinheiro não for depositado?
Os contribuintes que deveriam receber a restituição do IR nos lotes anteriores e não obtiveram os depósitos não ficarão sem o dinheiro. Nesses casos, é necessário realizar o resgate por meio do Banco do Brasil. Essa opção ficará disponível por até um ano.
Para isso, é necessário reagendar o crédito ligando para a Central de Relacionamento BB em um dos dos números abaixo:
- Capitais: 4004-0001;
- Outras cidades: 0800-729-0001;
- Telefone especial para deficientes auditivos: 0800-729-0088.
Também é possível realizar o agendamento pela internet, por meio do Portal BB. É importante ressaltar que os valores serão reajustados conforme a taxa Selic, que está em 13,25%.