Mais desconto no IPVA: veja carros que devem pagar menos em 2023

Mais modelos de carros poderão receber desconto e pagar menos no IPVA em 2023. A medida é uma forma de incentivar os condutores.

Donos de carros, motocicletas e outros automóveis devem pagar, anualmente, o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Esse tributo varia conforme o modelo, ano de lançamento e localidade em que o veículo está registrado. Em 2023, alguns carros terão mais desconto no IPVA.

continua depois da publicidade

A novidade é válida para moradores do município de São Paulo (SP). Nesta quarta-feira, 21 de setembro, o prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes, assinou a liberação de 50% da taxa recolhida pela cidade. Ou seja, algumas pessoas poderão pagar por apenas metade do tributo.

Quais carros vão pagar menos no IPVA 2023?

IPVA 2023, desconto no ipva 2023, pagamento ipva 2023, redução no ipva 2023

IPVA 2023. Foto: montagem / Pexels - Canva PRO

Leia também

O imposto deve ser pago no início de cada ano em parcela única ou dividido em até cinco vezes. De acordo com a decisão do prefeito, o benefício que prevê mais desconto no IPVA será ampliado para carros elétricos e híbridos em São Paulo. O anúncio foi dado durante a abertura do 30º Congresso e Expo Fenabrave.

Sendo assim, em 2023, o município irá dispensar 50% dos valores normalmente cobrados no imposto. A redução no tributo será concedida por meio de um decreto municipal, regulamentando a lei 17.562/2021. O texto prevê crédito de até R$ 3,2 mil e também conta com outras medidas.

continua depois da publicidade

Ricardo Nunes explicou que a decisão tem como objetivo incentivar o uso de transportes ecologicamente eficientes na capital. Com isso, também serão incluídos no desconto do IPVA carros que forem movidos a hidrogênio. A ampliação do benefício permitirá que donos de automóveis acima de R$ 150 mil também possam pagar menos.

"Na cidade de São Paulo a gente tem um compromisso muito forte e verdadeiro, real e prático com questões ambientais", afirmou o prefeito. Os 50% que ainda serão recolhidos normalmente continuarão a ser retidos pelo estado de São Paulo.

continua depois da publicidade

Alguns carros ficarão isentos do IPVA

Não pagar o imposto sobre o automóvel pode gerar multa de 0,33% por dia de atraso, correndo o risco de ter o seu CPF inscrito na dívida ativa. A quitação dessa taxa dentro do prazo correto pode gerar reduções de até 9%. No caso de São Paulo, a cidade deixou de abrir mão de parte desse recolhimento além dos benefícios oferecidos normalmente.

Dessa forma, donos dos veículos poderão pagar mais barato. No entanto, descontos e isenções no IPVA também existem em outras localidades. Em 2023, donos de alguns modelos de carros poderão ficar sem pagar o imposto. Grande parte deles ultrapassam os 20 anos de lançamento. Veja alguns:

  • Ford Belina 1973;
  • Volkswagen Passat 2.8 V6 lançado em 2001;
  • Dodge Dart 1970;
  • Volkswagen Fusca 1985;
  • Willys Rural Pickup 1966;
  • Ford Fiesta quinta geração lançado em 2002;
  • Chevrolet Corsa C lançado em 2002;
  • Meriva lançado em 2002;
  • Volkswagen Polo lançado em 2002.

Esses são apenas 10 modelos que podem ficar isentos do IPVA no próximo ano. Para saber se o seu veículo será incluído, é preciso verificar diretamente com o Departamento de Trânsito (Detran) do seu estado. Isso porque as regras variam conforme a unidade federativa em que o carro está registrado.

continua depois da publicidade

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade