Qual será o próximo feriado nacional em 2022? Veja calendário atualizado

O ano de 2022 ainda contará com feriados nacionais. Saiba quais são e em quais dias da semana cairão.

O feriado da Independência ocorreu na última quarta-feira (07/09) e muitos trabalhadores puderam descansar ou mesmo viajar. Com o fim da folga, essas mesmas pessoas já ficam de olho no calendário para saber qual será o próximo feriado nacional em 2022.

Vale lembrar que os feriados nacionais são determinados pelo governo federal a partir de um calendário elaborado pelo Ministério da Economia. Além dos recessos obrigatórios, ele também possui os pontos facultativos.

Como o próprio nome indica, ponto facultativo é uma data na qual as empresas e órgãos públicos decidem se vão ou não ter expediente. Já no feriado, com exceção de profissões previstas em lei, o recesso deve ser concedido.

Qual o próximo feriado nacional em 2022?

O próximo feriado em 2022 será o dia de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil. A comemoração sempre cai em um dia 12 de outubro. Neste ano, será em uma quarta-feira. A origem vem da tradição cristã, mais especificamente a católica.

Nossa Senhora é uma forma utilizada para denominar Maria, a mãe de Jesus. Ou seja, é uma celebração que, inicialmente, começou com a devoção e depois foi ganhando novos contornos.

A data de 12 de outubro também é conhecida como Dia das Crianças. Ela começou como uma data comercial para movimentar a economia um pouco antes do Natal e foi ganhando proporções maiores.

Calendário de feriados restantes em 2022

Conforme o calendário oficial de feriados nacionais, em 2022 ainda estão previstos quatro dias de recesso. Um feriado será em outubro, dois em novembro e o último no mês de dezembro. Com o ano de 2022 se encaminhando para a reta final, ainda restam alguns feriados nacionais. Veja quais são e em qual dia da semana cairão:

  • 12 de outubro: Nossa Senhora Aparecida (quarta-feira);
  • 02 de novembro: Dia de Finados (quarta-feira);
  • 15 de novembro: Proclamação da República (terça-feira);
  • 25 de dezembro: Natal (domingo).

É importante ressaltar que o primeiro dia de 2023, 01 de janeiro, já será um feriado. No caso, muitos países, incluindo o Brasil, comemoram o Dia Mundial da Paz. No ano que vem, ele cairá em um domingo.

Feriados podem ser utilizados para estudar para concursos

Os feriados são ótimas oportunidades para os concurseiros estudarem. Dependendo do dia do recesso, a pessoa pode emendar com um final de semana, por exemplo. Portanto, separamos algumas dicas para estudar para concursos nos feriados:

  • Organização e planejamento: é recomendável que a pessoa realize um planejamento adequado com as matérias que pretende estudar no feriado e nos dias seguintes. Para isso, o concurseiro deve ser organizado, mantendo uma agenda ou planilha;
  • Local de estudo: ambientes organizados, limpos, com boa iluminação e sem barulho são considerados ideais para os estudos. O conforto de uma mesa e uma cadeira adequada também precisam ser levados em consideração;
  • Técnicas de estudo: lembre-se de fazer resumos, mapas mentais e de utilizar técnicas como a de Pomodoro e outros métodos semelhantes. Técnicas de estudo ajudam a aprimorar o aprendizado;
  • Descanse: durante o feriado, mesmo com o tempo de estudo, é importante descansar. Lembre-se que o corpo e amente precisam de tempo de repouso. Então, se possível, saia para passear, veja uma série, durma, ou faça qualquer atividade que te relaxe.

Leia também


você pode gostar também

Mais desconto no IPVA: veja carros que devem pagar menos em 2023

Mais modelos de carros poderão receber desconto e pagar menos no IPVA em 2023. A medida é uma forma de incentivar os condutores.

Com as novas regras da CNH, o que suspende o documento em 2022?

As novas regras da CNH contam com limite de pontos variável, gerando três possíveis cenários para a suspensão do documento.

Não recebeu a restituição do IR? Consulta ao 5º lote será liberada nesta sexta (23)

A Receita Federal deve liberar a consulta ao 5° lote da restituição do IR ainda nesta semana. Os contribuintes poderão verificar se serão contemplados.

Nota Fiscal Paulista libera mais de R$ 37 milhões; veja quem pode sacar

Nota Fiscal Paulista corresponde ao ICMS recolhido por comércios, repassado aos contribuintes que pediram para incluir o CPF na nota.

Não sabe se cometeu multa de trânsito? Veja como consultar pelo CPF

A consulta às multas de trânsito é realizada pela internet. O procedimento permite que os condutores confiram os detalhes de cada infração.

Agente de Trânsito poderá ter piso de R$ 4,5 MIL? Veja o que se sabe

Uma proposta enviada ao Senado Federal pede a criação de um piso salarial para o cargo de Agente de Trânsito que conta com remunerações variadas.