Quer antecipar o 13º salário em 2022? Veja como fazer

É possível antecipar o 13º salário por meio da Caixa Econômica Federal. Para isso, é necessário cumprir alguns requisitos.

Milhões de brasileiros irão receber o 13º salário no final do ano. Muitas pessoas utilizam o dinheiro para pagar dívidas ou mesmo para comprar os presentes do Natal. Já quem precisa do dinheiro agora pode antecipar o 13º salário pela Caixa.

continua depois da publicidade

Em linhas gerais, o 13º salário é um direito de todo trabalhador com carteira assinada e também é pago para aposentados e pensionistas do INSS. A pessoa que trabalhou ou ficou inscrita no INSS durante o ano inteiro receberá o valor na íntegra.

O restante receberá proporcional, ou seja, pelo tempo que exerceu sua atividade laboral ou que está registrado na Previdência. Vale lembrar, por outro lado, que o governo federal já antecipou o 13º salário dos aposentados e pensionistas no ano de 2022.

Antecipar 13º salário pela Caixa: regras

Leia também

De acordo com a Caixa Econômica Federal, quem está empregado há ao menos 12 meses, é correntista do banco e possui uma conta com crédito para salário pode pedir pelo dinheiro. Geralmente, aposentados e pensionistas do INSS também podem solicitar o crédito, o que não é o caso deste ano pois o governo já antecipou o benefício.

continua depois da publicidade

A Caixa não detalhou qual será a taxa de juros cobrada. O banco se limita a informar que o índice será relativo ao dia da contratação do empréstimo. Ou seja, é possível que haja uma variação, dependendo do dia em que a pessoa pedir.

Por outro lado, o banco informa que a taxa é pré-fixada. Isso quer dizer que não há chances de os juros subirem com o passar dos meses. Além disso, o pagamento da dívida é feito de uma só vez, na data do repasse do 13º salário.

continua depois da publicidade

É possível antecipar entre R$ 500,00 e R$ 20.000,00. O valor é definido pelo próprio valor do 13º salário ou pela capacidade de pagamento que o cliente possui (definida pela Caixa).

Vale ressaltar que a Caixa informa que o empréstimo possui cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). O valor é cobrado no ato da contratação e segue o que determina a legislação atual sobre o tema.

Antecipar o 13º salário em 2022: como pedir

dinheiro

Foto: Pixabay

Para antecipar o 13º salário pela Caixa, o correntista do banco deve cumprir as regras citadas anteriormente. O empréstimo pode ser solicitado em qualquer agência da Caixa Econômica Federal.

continua depois da publicidade

O interessado precisa estar com os seus documentos em mãos. Geralmente, a identidade, CPF e número da conta são solicitados. Contudo, é possível que o funcionário do banco exija outras comprovações. Por isso, tente entrar em contato com sua agência antes de pedir pelo empréstimo ou acesse o site da Caixa.

Antecipar 13º salário: fique de olho em golpes

Muitos brasileiros caem em golpes relacionados a empréstimos e cartões. É importante lembrar que a Caixa não entra em contato com os clientes pedindo por número ou senha de cartão de crédito, nem possui motoboys ou liga informando sobre clonagem de cartão. Todas as situações citadas são golpes.

Portanto, é preciso que a pessoa fique de olho nas tentativas de crime e só utilize os canais oficiais do banco para tirar uma dúvida ou mesmo pedir um serviço.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade