Restituição do IPVA deve ser liberada para novo grupo; veja quem recebe

A restituição do IPVA é uma medida em tramitação no Tribunal de Justiça de São Paulo, e prevê o atendimento de pessoas com deficiência que pagaram o tributo ainda em 2021.

Na última quinta-feira (25), Rodrigo Garcia, governador de São Paulo pelo PSDB, anunciou que irá restituir o Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) de 2021 para pessoas com deficiência. Com a medida, mais de 250 mil condutores serão beneficiados no estado.

continua depois da publicidade

O calendário oficial dessas restituições será divulgado somente após aprovação da Procuradoria-Geral do Estado, por meio de notificação do Tribunal de Justiça de São Paulo. No geral, a decisão faz parte de um histórico de conflitos políticos envolvendo a gestão do antigo governador, João Dória.

Em 2020, o Governo de São Paulo enrijeceu as regras do tributo ao restringir o alcance do benefício para veículos que não estavam adaptados para pessoas com deficiência. Nesse mesmo período, o estado passava por uma série de ajustes fiscais previstos em um pacote de medidas lançado por Dória.

Como vai funcionar a restituição do IPVA em São Paulo?

Leia também

Em primeiro lugar, a restituição irá acontecer somente em São Paulo, atendendo os cidadãos com deficiência que pagaram o tributo referente a 2021. Neste ano, a regra foi reajustada, levando a uma nova ampliação do benefício.

continua depois da publicidade

Com as alterações, os motoristas com deficiência terão direito à isenção do IPVA, mas será mandatório a apresentação de um laudo pericial que ateste a deficiência. Em linhas gerais, considera-se uma pessoa com deficiência aquelas que possuem impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial.

Essa definição e suas especificidades constam na Constituição Federal, mas também em documentos como o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

A decisão anula a retirada da isenção do imposto para mais de 95% dos brasileiros com deficiência no estado paulista. Porém, a devolução depende oficialmente do trânsito julgado, período em que o governo pode tentar recorrer à ação.

continua depois da publicidade

Como a decisão da isenção se trata de uma ação judicial contra o governo estadual, é necessário aguardar o embargo do prazo de recorrência, válido desde o dia 27 de julho deste ano. Apesar disso, a norma prevê a revogação completa da isenção tributária, submetida à anterioridade anual e nonagesimal.

Como funciona o IPVA?

O IPVA é calculado de modo que 40% do valor fique com o estado, mais 40% fique com o município e somente 20% sejam encaminhados para o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). Sendo assim, o imposto não é utilizado integralmente na construção e manutenção das vias, como se pensa no senso comum.

continua depois da publicidade

Apesar disso, essa divisão de valores inclui algumas distribuições importantes. De acordo com a Constituição Federal, 6% da quantia arrecadada que fica com o governo municipal deve ser investido na saúde.

Cada região possui alíquotas específicas que se aplicam aos modelos de automóveis, caminhonetes, motocicletas e veículos utilitários. Comumente, essa divisão é organizada por região, com valores comuns para os estados do Sudeste e Centro-Oeste, por exemplo.

Em todos os casos, o governo estadual é responsável pela arrecadação e gestão desses pagamentos. Portanto, as decisões sobre isenção, revogação ou aplicação dos tributos em situações específicas é uma questão interna, mas precisa tramitar corretamente nos órgãos competentes.

Compartilhe essa notícia

Leia também

Concursos em sua
cidade